Empregador Web Bryan Rezende

O QUE É FGTS ?

O FGTS – Fundo de Garantia por tempo de Serviço é um programa do Governo para proteger o trabalhador com uma reserva em dinheiro em caso de demissão sem justa causa.

Para isso, criou-se um fundo em que as empresas depositam todo mês um valor equivalente a 8% do salário pago aos funcionários com carteira de trabalho assinada.

O FGTS foi criado em 1966, durante o governo do Castelo Branco, pela lei 5.107 que passou a valer em 01 de janeiro de 1967.
Nesse fundo, cada trabalhador tem uma conta vinculada a cada empresa em que trabalhar sendo que a conta nasce no momento do primeiro depósito do FGTS.

Exemplo: João trabalha na Empresa X com carteira assinada e quando a Empresa X fizer o primeiro depósito do FGTS, uma conta vinculada no nome de João será criada e passará a receber os depósitos mensais da Empresa X, enquanto João trabalhar nessa empresa.

Se João começar a trabalhar com carteira assinada na Empresa Y, uma outra conta vinculada, no nome de João será criada para receber os depósitos mensais da Empresa Y.

A segunda conta vinculada será criada mesmo que João tenha saído da Empresa X ou continue a trabalhar nela.

O objetivo do FGTS é que cada trabalhador forme um patrimônio e que só tenha acesso a esses valores em condições específicas como demissão sem justa causa, doença grave, aposentadoria, situações de calamidade pública ou para aquisição de casa própria.

Avatar

Sobre o autor | Website

Cursando MBA em Marketing e Redes Sociais, formado em Administração de Empresas e um apaixonado pelos mecanismos de buscas online. Para falar comigo basta enviar um e-mail para: contato@empregadorweb.com

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

4 Comentários

  1. Avatar Elisa Elena de souza coimbra disse:

    quanto posso sacar FGTS?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.