Consulta SD – Consulta de habilitação do seguro desemprego

Consulta SD – Consulta de habilitação do seguro desemprego
3.6 (72.5%) 8 votes

Consulta SD

SD é uma abreviação seguro desemprego, é um beneficio concedido em dinheiro por um determinado tempo, podendo ser pago ao contribuinte em 3 ou cinco parcelas de formas alternadas ou continuas, hoje o seguro desemprego é um dos benefícios mais importantes da vida do trabalhador, pois se você for mandado embora sem justa causa e estiver dentro dos requisitos do beneficio, você é contemplado em receber o beneficio.

É um auxilio em dinheiro concedido temporariamente aos trabalhadores que trabalham de carteira assinada e são desligados das suas funções trabalhistas sem justa causa, para isto é necessário estar dentro dos requisitos a seguir:

  • Pescador profissional durante o período defeso, aonde os mesmos não podem pescar, sem conseguirem assim manter o seu sustento;
  • Trabalhadores doméstico ou formal que tenha sido dispensado de suas funções trabalhistas sem justa causa;
  • Trabalhadores que estejam suspensos das suas funções trabalhistas por motivo de participação em curso de qualificação profissional que é oferecido ao empregador;
  • Trabalhadores que executavam suas funções trabalhistas em condições semelhantes à de escravo.

A quantidade de parcelas é o valor a ser pago vai variar de acordo com o salário do trabalhador, o valor vai variar de acordo com os últimos 36 meses trabalhado do cidadão. Confira as parcelas e meses a seguir:

  • 6 a 11 meses trabalhados – o trabalhador possui direito a receber a 3 parcelas;
  • 12 a 23 meses trabalhados – o trabalhador possui direito a receber a 4 parcelas;
  • 24 meses trabalhados – o trabalhador possui direito a receber a 5 parcelas;
Consulta SD
Consulta SD

Uma das duvidas mais comuns é de como consultar o seguro desemprego, aprenda a seguir e veja como é fácil e rápido realizar a consulta.

  • Como consultar o seguro desemprego online pela a internet?

Para realizar a consulta é necessário que você acesse o site www.caixa.gov.br, é necessário que você tenha em mãos o numero do seu PIS, esse numero é facilmente encontrado na carteira de trabalho do trabalhador ou até mesmo no através do cartão magnético, somente com a numeração do seu NIS é possível consultar o seu o seu seguro desemprego.

Caso você acesse o site www.caixa.gov.br, clique no serviço ao cidadão, se você não tiver a senha cadastrada através do próprio portal é possível cadastrar a senha e realizar a consulta.

Agendamento do seguro desemprego

O serviço de solicitação e entrada no seguro desemprego é feita através de um agendamento, isso foi uma estratégia do Governo Federal para diminuir as filas e garante a precisão e agilidade nos agendamentos, além de dar a entrada no seguro desemprego o usuário garante outros serviços, tais como solicitação da 2ª ou 1ª via da carteira profissional, é possível fazer agendamento também da homologação da rescisão de trabalho além de diversos outros serviços disponibilizado pelo o portal.

  1. Documentos solicitados para dar entrada no seguro desemprego.
  • RG – carteira de identidade;
  • Carteira de trabalho (CTPS);
  • Certidão de Casamento ou nascimento;
  • Comprovante de matricula/inscrição do PASEP/PIS;
  • Cartão cidadão;
  • 3 últimos contracheques emitido em duas vias;
  • Levantamento do seu FGTS (Extratos);
  • Rescisão de Contrato.

 

Além de toda a documentação solicitada acima é necessário que o trabalhador também leve o documento nomeada como CAGED, através desse documento é possível verificar quais as empresas que o trabalhador executava suas atividades funcionais.

Através do CAGED é possível se ter um controle de contração, demissão e controle das pessoas que estão recebendo o seguro desemprego. Esse documento manter o controle de informar o Governo Federal sobre a relação dos empregados e desempregados de todo o País.

Por isso, se você quer mais informações sobre o seguro desemprego acesse o site da Caixa www.caixa.gov.br, lá constam informações importantes que vão te auxiliar a realizar todos os procedimentos pertinentes ao seguro desemprego.

 

Compartilhar

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here