Conectividade Social: O que é conectividade social? Como funciona?

Conectividade Social: O que é conectividade social? Como funciona?
4.6 (92%) 5 votes

O Ministério da Previdência Social e do Trabalho e Empregou publicou na portaria 116 no dia 09 de fevereiro de 2004, a obrigatoriedade do certificado eletrônico para uso do sistema de conectividade social, isso para todas as empresas que contribuem para o FGTS do cidadão brasileiro, o certificado é administrado é gerido pela a Caixa Econômica Federal.

Para quem não conhece o sistema de conectividade social é um canal de relacionamento desenvolvido e administrado pela a Caixa Econômica Federal, é disponibilizado gratuitamente a todas as empresas que precisam deste certificado, é um certificado utilizado para a transmissão na internet, no ambiente da própria empresa, através do e-social é possível realizar o recolhimento do SEFIP Sistema de Recolhimento do FGTS e informações a Previdência Social, sem a necessidade de encaminhamento de arquivos como banco de dados das informações da Previdência Social.

O sistema de conectividade social permite aos usuários o acesso a informações do FGTS dos trabalhadores que possuem vínculo empregatício a empresa, e outras transações relacionadas a transferência dos benefícios sócias, alteração cadastral e outras solicitações referente ao cadastro dos funcionários ativos ou não da empresa.

Conectividade Social

Como obter o certificado digital?

Para utilizar o sistema de conectividade social primeiramente a empresa deve ter o certificado eletrônico, essa é uma das fases mais importantes do processo, pois é a garantia de todas as transações dentro do sistema, que são feitas através da base de conectividade social.

Primeiramente o empregador deve acessar o site da Caixa www.caixa.gov.br/empresa/empregador, realizar o download do programa conectividade social em seu próprio desktop, no primeiro momento será feito uma pré certificação, leia todos os contratos, se possível imprima o termo de adesão do seu certificado em duas vias, é pronto em seguida e só grava o seu pré certificado em qualquer dispositivo de memória portátil.

O próprio responsável legal pela a empresa irá definir em contrato social/estatuto e todos os termos de aceite, deverá ser levado até a Caixa Econômica Federal mais próxima para formalizar o seu certificado eletrônico, ao retornar o seu ambiente de trabalho você deverá acessar um aplicativo, aonde foi gerado o seu pré cadastro eletrônico para concluir todo o processo, sendo assim inicialmente será necessário a inclusão da senha digital.

As suas certificações serão realizadas nas agências da Caixa Econômica Federal ou em qualquer outro estabelecimento designado, pois eles lhe darão uma senha em ordem alfabética de acordo com a razão social e a quantidade de funcionários vinculados a sua empresa.

Documentos para dar entrada na conectividade social

  1. Cartão CNPJ ou CEI;

  2. Contrato social ou estatuto da empresa, deve constar no documento todas as alterações;

  3. Documentos originais e pessoais dos sócios ou do dono;

  4. Certificado Digital gerado no pré cadastro;

No processo de solicitação e ativação do certificado eletrônico não será aceito (a) nenhuma procuração emitida por empreiteiros ou terceiros.

Se você ainda tem dúvidas de como realizar o processo e obter a sua certificação, entre em contato com disque Caixa através do 0800 726 0104 a ligação é gratuita e o serviço é disponibilizado para o cliente 7 dias por semana, 24h por dia, ou se preferir pode acessar o site www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social.

O sistema de conectividade social além de ser um sistema totalmente seguro ele facilita a vida das empresas em relação a integralização de documentos destinados ao Governo, através do sistema é mais difícil acontecer fraudes, roubo e falha nas informações prestadas. Com a modernidade do tempo é natural que a tecnologia avance de tal forma que as coisas fique cada vez mais virtuais, isso facilita ainda mais a vida do empregador.

Com informações Empregador Web

Compartilhar

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here