Scroll Top

Empregador Web Seguro Desemprego

Como dar entrada no seguro desemprego com simples passo a passo

Como dar entrada no seguro desemprego com simples passo a passo
3.5 (70%) 2 votes

Como todos já sabem o benefício do seguro desemprego atende a todos os trabalhadores que foram dispensados das suas atividades trabalhistas sem justa causa, é um benefício segurado pelos os direitos sociais da constituição federal.

Como dar entrada no seguro desemprego

Antes de dar entrada no seguro desemprego é necessário que entenda as informações a seguir:

Prazo para dar entrada no seguro desemprego

  • Trabalhadores de carteira assinada tem de 7 a 120 dias contando a partir da data da dispensa sem justa causa, para dar entrada no seguro desemprego.
  • Trabalhadores domésticos tem o prazo de 7 a 90 dias para dar entrada no seguro, contados a partir da data da dispensa.

Como dar entrada no seguro desemprego

Primeiramente, antes de solicitar a entrada do seguro desemprego é necessário que o trabalhador separe e organize toda a documentação abaixo:

  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP/Cartão Cidadão;
  • Requerimento de aquisição/entrada seguro desemprego;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • 3 últimos contracheques;
  • Extrato de levantamento do FGTS.

Onde dar entrada no seguro desemprego

Depois de toda a documentação pronta e organizada, é necessário que o trabalhador faça o agendamento online, muitos trabalhadores não conhece o sistema de agendamento do MTE e acaba levando ainda mais tempo pare realizar a solicitação do seguro. O agendamento deve ser realizado no SAA – Sistema de Agendamento Agendado www.saaweb.mte.gov.br.

No SAA diversos outros serviços é agendado, tais como emissão da carteira de trabalho, entrada no seguro desemprego, emissão de RG, homologação e rescisão de contrato de trabalho entre diversos outros serviços.

No ato da solicitação de entrada no benefício você deverá apresentar o formulário do seguro desemprego devidamente preenchido pelo o empregador, o mesmo é entregue ao trabalho no ato da demissão.

Conheça os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego

É preciso separar uma sequência de documentos para dar entrada no seguro desemprego, o documento principal deles é CAGED, formulário criado é administrado pelo o MTE. O principal objetivo do CAGED é controlar o fluxo de demitidos, contratados e de trabalhadores que estão recebendo o seguro desemprego, o CAGED foi um meio de controle que o Governo Federal criou para saber os ativos e inativos no mercado de trabalho, os patrões devem preencher o formulário online no mesmo dia da demissão do trabalhador.

Como dar entrada no seguro desemprego

Como dar entrada no seguro desemprego

Após isto é preciso comparecer ao um posto de atendimento do MTE e solicitar a entrada no seguro desemprego, alguns postos de atendimento do poupa tempo também atendem as solicitação de entrada no seguro porém o atendimento precisa ser agendado.

O trabalhador recebe a primeira parcela do seguro desemprego 30 dias após a solicitação de entrada, onde o mesmo deverá efetuar o saque em qualquer agencia da Caixa Econômica Federal, nos posto de atendimento do sistema nacional de emprego ou no DRT – Delegacia Regional do Trabalho.

Ao arranjar um novo emprego, nunca minta ao seu empregador que estar recebendo o seguro desemprego, só para continuar fazendo gozo do benefício, algumas empresas costumam a concordar com essa situação para não fazer recolhimento dos impostos tais como FGTS, INSS, férias e 13ª Salário.

A pena de reclusão é de 1 a 5 anos, para quem burla essa lei, sujeito também ao pagamento de multa que pode variar de acordo com a gravidade do caso, em caso de envolvimento de empresa pública ou empresa com economia popular a pena aumenta um terço.

O seguro desemprego é um benefício contemplado a todo o trabalhador registrado em empresa privada, sendo assim o mesmo desligado de suas funções trabalhistas sem justa causa conta com o auxílio temporário do seguro para garantir o seu sustento, até uma nova recolocação no mercado.

Hoje com a atual crise que enfrentamos no Brasil, o benefício é muito bem-vindo, pois diversos cidadãos brasileiros estão no mercado de trabalho em busca de novas oportunidades, sendo assim o seguro garante um auxílio financeiro temporário até que o trabalhador consiga dentro de um pequeno período ser recolocar no mercado profissional.

É importante ser atenta a lista de documentos necessários para realizar solicitação, não ser esqueça de realizar o agendamento no portal do SAA – Sistema de Atendimento Agendado, pois será através do agendamento que você conseguirá dar entrada na solicitação do seguro desemprego.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.