Como dar entrada no Seguro Desemprego e Garantir Seu Benefício

0
126
Como dar entrada no Seguro Desemprego e Garantir Seu Benefício
4.5 (90%) 2 votes

O seguro desemprego é umas das vantagens fundamentais para o mantimento da sociedade trabalhadora recentemente desempregada. Trata-se de um direito assegurado por lei designado aos trabalhadores que foram há pouco tempo demitidos sem justa causa. O seguro desemprego é capaz de sustentar as despesas daquele determinado trabalhador enquanto não é incorporado de novo em um novo emprego. Por causa disso, caso foi dispensado há pouco tempo de seu trabalho, saiba como dar entrada no seguro desemprego neste texto.

Como dar entrada no Seguro Desemprego

Como dar entrada no Seguro Desemprego – Como aconselhar o seguro desemprego

Como dar entrada no Seguro Desemprego
Como dar entrada no Seguro Desemprego

Período para dar entrada no Seguro Desemprego

Se você deseja dar entrada no seu seguro desemprego é fundamental ficar antenado aos prazos que são fornecidos. Trabalhadores em atividades formais possui um tempo de 7 a 120 dias, calculado da data de demissão sem justa causa. Já os trabalhadores de atividades domésticas possui tempo de 7 a 90 dias, contabilizados da data de baixa.

Por causa disso, é preciso que os trabalhadores fiquem atentos, especificamente para realizar o agendamento do seguro desemprego. O agendamento é um processamento gerado para acelerar os atendimentos, porém que acaba funcionando como um impedimento do atendimento. Os melhores horários para o agendamento são a noite, especificamente depois da meia noite, no momento em que são liberadas as datas para o dia posterior.

Documentos para pedir o Seguro Desemprego

Para pedir o recebimento do seguro desemprego é preciso que tenha a papelada em mãos. Esta documentação

  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP ou similarmente o cartão cidadão;
  • 3 últimos contracheques dos últimos 3 meses antecedente à demissão;
  • Requisição do seguro desemprego SD/CD nas duas vias;
  • Termo de cancelamento de acordo de trabalho;
  • Documento de verificação do FGTS ou, se desejar, extratos dos depósitos.
  • Além destes documentos, há um essencial para a requisição do seguro desemprego. Denominado CAGED, esse arquivo oferece informações sobre a empresa no qual você prestou serviço. No arquivo é possível ter informações sobre a admissão de indivíduos, controle de demissão e inclusive os indivíduos que estão recebendo o seguro desemprego. Para preservar esse arquivo atualizado, o Governo obriga que no momento em que há casos de demissão, as companhias preencham o certificado digital para comunicar

Dar entrada no seguro desemprego

Com todos os documentos exigidos em mãos, você estará capacitado para dar entrada no seguro desemprego. Antes de ir em qualquer agência do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) é necessário que faça o agendamento na internet. Em várias unidades do MTPS é exigido esse técnica antes de dar entrada na vantagem. Por causa disso, é constantemente sugerido ligar para a unidade e se prevenir sobre se é fundamental fazer o agendamento do seguro desemprego na internet.

Regras do seguro desemprego – como dar entrada no seguro desemprego

O serviço de agendamento é um grande facilitador, uma vez que diminui as filas e assegura brevidade no atendimento. Além de permitir entrada no seguro desemprego, o cliente pode preparar agendamento para emissão de carteira profissional ou similarmente a homologação da rescisão do acordo de trabalho, além de outras inúmeras atividades.

Efetuado o agendamento, compareça no dia e horário acertado para realizar a requisição do seguro desemprego. Depois da requisição, somente 30 dias posteriormente receberá o valor da primeira parcela da vantagem do seguro desemprego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here