Emissão de Certidão Negativa CND INSS

0
126
Emissão de Certidão Negativa CND INSS
4.1 (81.82%) 11 votes

Emissão de Certidão Negativa – A certidão negativa do INSS pode ser obtida por intermédio da internet, uma ferramenta que vem ajudando milhares de contribuintes no decorrer dos anos, uma vez que somente com alguns cliques é possível adquirir o documento sem necessitar sair de casa.

Emissão de Certidão Negativa

Aqui no texto você vai conseguir todas as informações necessárias para poder pedir Certidão Negativa INSS e ficar por dentro de todas as suas obrigações e contribuições. [INSS Consulta Situação do Benefício]

O que é a Certidão Negativa do INSS?

A CND é a Certidão Negativa de Débito que é emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda, uma vez que essa é a forma de considerar se há pendencias e débitos tributários do colaborador, posto isto, no momento em que houver débitos ela é chamada de Certidão Positiva de Débitos.

Outra maneira de exigir a certidão negativa do INSS é por intermédio da internet no site http://www.receita.fazenda.gov.br ou http://www.pgfn.fazenda.gov.br, sendo que o atestado será emitido de imediato à requisição, isto é é emitida no momento sem precisar aguardar.

Emissão de Certidão Negativa
Emissão de Certidão Negativa (Foto: Divulgação)

Passo a Passo de como Retirar a CND do INSS

Para reivindicar a Certidão Negativa do INSS pela internet o pretendente deverá acessar o site e ter em mãos os documentos como o número do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas o CNPJ ou o Cadastro Exclusivo do INSS o CEI. Na página http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm, o cliente precisa acrescentar os dados solicitados como:

– O número da matrícula (CNPJ ou CEI).

– Motivo da emissão da certidão: Averbação de imóveis, baixa, outras finalidades e/ou registro ou arquivamento de modificações contratuais.

– Digitar os caracteres anti-robô.

– Clicar em “Cadastrar”.

Depois de realizar o cadastramento será aberta uma tela no qual conterá os dados da organização a qual será emitida a CND, como: nome completo, endereço, bairro no qual reside, estado e CEP. Depois de os dados serem averiguados é somente clicar em “Confirmar”.

Se não houver nenhuma pendencia com o INSS a CND aparecerá na próxima tela. Em caso de pendência aparecerá um aviso contendo um comunicado com a impedimento de emissão da CND, nesse caso é fundamental realizar a consulta das pendências e realizar a normalização para poder emitir a CND.

Para qual propósito serve a CND do INSS

A Certidão Negativa do INSS pode ser requerida para tributos federais administrados pela Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria da Bens Nacional (Certidão Conjunta) ou são capazes de ser requeridas para contribuições destinadas a Seguridade Social, que são de atribuição do INSS.

A atestado pode ser requerido pelo contribuinte de pessoa jurídica ou que esteja nomeada com procurador qualificado, pessoa física (CPF). Para tanto é necessário ter sempre em mãos os documentos originais ou cópia autenticada.

Para as situações que consta firma reconhecida, encontra-se dispensada a apresentação do documento de identidade do requerente.

Certidões Negativas, Portal do Empreendedor

Para emitir certidões negativas por intermédio do Portal do Empreendedor MEI basta acessar o link com o endereço eletrônico http://www.portaldoempreendedor.gov.br/servicos-online/certidoes-negativas-1. Para as pessoas que não sabe o MEI (Microempreendedor Individual) é o indivíduo que executa por conta própria e está legalizado como pequeno administrador de empresa.

Por intermédio da Lei Complementar nº 128 de 19/12/2008 desenvolveu condições especiais para que o empregado informal possa se tornar MEI e trabalhar legalizado.

Ser um MEI apresenta inúmeros benefícios como: registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que favorece a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a expedição de notas fiscais.

Certidão Trabalhista

Para expedir a Certidão Trabalhista o trabalhador conseguirá realizar por intermédio da internet no site do Portal da Justiça de Trabalho no link http://portal.trt23.jus.br/ecmdemo/public/trt23/servicos/CertidaoNegativaTST. Por intermédio do site encontra-se bastante possível, basta acrescentar o formulário com os dados recomendados.

A certidão eletrônica é gratuita e pode ser obtida em todos os portais da Justiça do Trabalho na rede mundial de computadores (Tribunal Superior do Trabalho, Conselho Superior da Justiça do Trabalho e Tribunais Regionais do Trabalho) e possui valor de 180 dias.

O atestado pode ser requerido em qualquer hora desejado, a partir de que tenha em mãos os documentos importantes para acrescentar o cadastro.

Pedido de Certidão Negativa de Débito, como efetuar?

Para retirar a Certidão Negativa de Débitos basta acessar o programa da DATAPREV no link http://www.dataprev.gov.br/servicos/cnd1.htm.

Para requisitar o pedido basta comunicar o numero do CNPJ (Número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou o número da matrícula do CEI (Cadastro Específico do INSS) e o propósito. É simples e rápido.

Débitos Relativos a Contribuições Previdenciárias

Para ficar por dentro de todas as informações sobre as contribuições da previdência basta entrar no site da Receita Federal do Brasil no link http://www.receita.fazenda.gov.br/previdencia/CND/defaultpj.htm.

Lá você encontrará todas as informações necessárias até mesmo se houver débitos. As contribuições previdenciárias são realizadas mensalmente pelo próprio empreendedor individual por intermédio de um carne com os princípios referentes à contribuição. E por intermédio do site da Receita Federal é possível apurar se há pendencias ou não.

Emissão de Certidão Negativa

A Emissão de Certidão Negativa INSS pode ser realizada pela internet de uma maneira simples e prática. A Certidão Negativa de Débito é emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda, uma vez que essa é a forma de ficar sabendo se há pendencias e débitos tributários do contribuinte.

No caso de haver pendências ela é chamada de Certidão Positiva de Débitos e nesse caso os débitos precisam ser acertados.

A CND pode ser pedida para tributos federais administrativos Secretaria da Receita Federal e pela Procuradoria da Fazenda Nacional (Certidão Conjunta) ou são capazes de ser requeridas para contribuições destinadas a Seguridade Social, que são de competência do INSS.

É fundamental fazer as contribuições mensais para que o agente tenha direito a aposentadoria no tempo adequado, uma vez que não adianta ter a idade se o tempo de contribuição não bater.

Com as informações Empregador Web

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here