Outras Vagner Liberato

Como funciona um consórcio? Vale a pena?

É comum uma pessoa adulta ter o desejo de ter um carro ou a casa própria. E quando começam a trabalhar para isso, surgem as dúvidas, como seria a melhor maneira de comprar, financiar ou solicitar um consórcio. Se você pensa na última opção, ela pode ser a melhor solução, então você precisa conferir esse artigo para entender como funciona um consórcio e ainda, quando essa opção vale realmente a pena.

Saiba como funciona um consórcio

O consórcio pode ser uma excelente opção para algumas pessoas e ao longo desse artigo, você irá entender se essa também pode ser uma boa opção para você.

É preciso entender que essa opção não se trata de um investimento, mas sim, de uma opção de financiamento com juros menores para aqueles que desejam adquirir um determinado bem, mas que não possuem facilidades para o investimento ou ainda, o valor total para realizar a compra à vista.

Quando uma pessoa decide contratar um consórcio, ela se une a outras pessoas que também têm o mesmo objetivo.

Seja para a compra de um carro ou uma casa, em diferentes situações o consórcio é um negócio a ser feito que pode trazer diferentes benefícios para qualquer pessoa.

A partir do momento em que é firmado o contrato, todos os participantes desse grupo começam a pagar parcelas mensais até que seja realizado o sorteio mensal e um por um, os participantes serão contemplados até que todos do grupo consigam adquirir o bem conforme desejado.

Na maioria das vezes, o consórcio acaba sendo uma boa opção, principalmente pelo fato de ter parcelas com um valor mais em conta quando comparado tanto ao financiamento de um carro como de um imóvel.

Essa é uma das situações em que um consórcio pode valer a pena. No próximo tópico, você poderá identificar outras situações em que também é vantajoso investir nessa opção de compra, para conquistar os seus sonhos.

Consórcio realmente vale a pena?

Como funciona um consórcio
Como funciona um consórcio

As opiniões são muito divididas quando falamos em consórcio ou mesmo, em financiamento. Qual dessas duas opções pode ser a mais vantajosa?

Você vai conferir agora, alguns dos pontos principais que podem te ajudar a entender se o consórcio realmente vale a pena.

Se você pode esperar

Existem alguns casos em que uma pessoa deseja comprar uma casa, por exemplo, mas não tem pressa para que isso aconteça.

É um cenário comum para os namorados que um dia pretendem se casar ou mesmo, para aqueles que já tem uma casa, mas desejam comprar uma outra, como forma de investimento.

Por mais que todos os meses exista a possibilidade de você ser sorteado, não existe a certeza de que dentro de seis meses, por exemplo, será você o escolhido.

Mesmo que isso aconteça, você tem a chance ainda de passar a carta de crédito para uma outra pessoa e continuar aguardando, pelo melhor momento para conseguir arrematar o seu bem.

Não quer pagar juros

Por vezes, a opção de consórcio pode ser mais rentável além de mais benéfica, especialmente quando comparamos com o financiamento.

Além da alta entrada, ainda existem diferentes taxas ao longo da obra, especialmente para aqueles que preferem adquirir um apartamento na planta como, por exemplo, o balão e ainda, a entrega das chaves em que também precisa ser pago mais um valor, dependendo da financiadora.

No caso do consórcio, dependendo da empresa, as taxas mensais são fixas e os juros são muito mais baixos do que um financiamento, e isso funciona da mesma maneira para o financiamento de um veículo.

Precisa de disciplina

“Você não consegue nada nessa vida, se não tiver uma dívida ou um boleto para pagar”.

Se você concorda com essa frase, seja pelas suas próprias experiências ou ainda, por acreditar que não tem disciplina para guardar dinheiro e realizar uma compra à vista, seja pelo alto valor a ser investido ou mesmo, não consegue guardar dinheiro, então o consórcio também é para você.

É comum que as pessoas, por falta de instrução e principalmente de disciplina, não consigam guardar dinheiro sem o sentimento de cobrança e por isso, preferem que tenha alguém cuidando mês a mês, para ter a certeza de que o dinheiro será enviado para o destino correto, ajudando você a conquistar o bem desejado.

Essas são as principais causas em que o consórcio pode valer a pena, se você se enquadra em uma dessas, então o consórcio foi feito para você e poderá ser uma excelente opção para lhe ajudar a conquistar o seu carro ou casa própria.

Conheça também nosso conteúdo sobre os passos para fazer seu controle financeiro pessoal.

Avatar

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.