Como trabalhar com as redes sociais?

O uso das redes sociais tornou-se parte do dia a dia de pessoas e negócios do mundo todo. Mais do que conectar o público com a empresa, elas influenciam decisões e estreitam relacionamentos que podem levar ao fechamento de negócios.

Em se tratando de marketing digital, essas plataformas estão entre os principais canais para uma estratégica eficaz. Isso porque milhões de pessoas no Brasil tem pelo menos um perfil nas redes sociais.

Portanto, são fundamentais para que empresas de todos os portes e segmentos promovam conteúdos que possam ser compartilhados.

Por meio disso, é possível aumentar o engajamento do público, captar novos clientes e crescer no mercado. Consequentemente, as vendas aumentam e também a autoridade da marca perante público e concorrência.

Inclusive, os consumidores descartam empresas que não possuam perfil em pelo menos uma rede social. Isso porque elas se tornaram um marco para o primeiro fator de importância: a confiabilidade.

É muito comum que eles procurem o perfil da empresa nessas plataformas por vários motivos, inclusive para se comunicarem com elas.

Dessa forma, as redes sociais também exercem papel importante na comunicação, atendimento e relacionamento com o cliente.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância das redes sociais para o mundo atual, o que elas podem proporcionar e como ajudam a alavancar os negócios. Acompanhe a leitura.

Importância das redes sociais

As redes sociais são importantes para o mundo atual por diversos fatores. Para as pessoas, elas ajudam a promover uma aproximação entre elas. Inclusive, no momento atual de isolamento social, elas facilitam o contato entre famílias e amigos. 

Mas, de um modo geral, as redes sociais também auxiliam veículos de comunicação, a imprensa, a política e assuntos que sejam do interesse da população.

Portanto, é uma maneira que as pessoas têm de se manterem informadas e atualizadas sobre tudo o que acontece.

No que diz respeito às empresas, como uma de projeto de automação residencial, essas plataformas são importantes porque:

1 – Aumentam a visibilidade

Esta é uma das razões mais básicas para apostar nas redes sociais. Por meio dos conteúdos, é possível impactar um grande número de pessoas que possam ter interesse pelo produto ou serviço oferecido.

De forma simples, rápida e segmentada, as redes sociais conseguem personalizar o público que será atingido, avaliando dados como localização, idade e preferências.

2 – Ampliam as vendas

Ao se tornar visível nas redes sociais, uma marca consegue atingir potenciais clientes, aumentando o número de vendas. 

É uma consequência óbvia, principalmente porque trata-se de um público que está acostumado a comprar pela internet.

Inclusive, esse aumento nas vendas não se refere apenas a produtos físicos, como móveis planejados sp. Também é possível vender cursos, consultorias, assessorias e outros tipos de serviços.

Portanto, independentemente de qual seja o segmento de atuação de uma marca, ela consegue aumentar significativamente as suas vendas por meio das redes sociais.

3 – Melhoram a aproximação

Um perfil no Facebook, por exemplo, aproxima a marca de seus consumidores. Pelo fato de poderem participar do cotidiano deles, conseguem conhecer suas particularidades, além de identificar seus desejos, opiniões, comportamentos, etc.

Isso permite que a empresa melhore a qualidade de seus produtos e serviços, atendendo às expectativas das pessoas.

Também com base nas informações coletadas pelas redes sociais, é possível adequar os conteúdos, criando um ambiente favorável ao diálogo.

4 – Promovem a viralização

Essas plataformas são ótimas para conteúdos que envolvam humor e entretenimento. Portanto, materiais desse tipo viralizam muito rápido e aumentam o engajamento do público.

Sendo assim, se uma loja de móveis planejados usar essa estratégia, consegue expandir o alcance de sua marca de maneira mais rápida, atingindo um público ainda maior e aumentando o número de vendas.

5 – Aumentam o tráfego

Pelo fato de serem ótimos canais para melhorar o engajamento entre público e marca, acabam servindo como porta de entrada para sites e blogs das empresas.

Ao compartilhar conteúdos com links que levam a esses outros canais, o tráfego de visitantes aumenta, o que ajuda, também, nas taxas de conversão.

O que é possível fazer por meio das redes sociais?

Em vista de sua importância, fica claro que as empresas conseguem efetuar diversas ações por meio das redes sociais. E dentre as principais estão:

1 – Realizar vendas

Uma das coisas que são possíveis é vender pelas redes sociais. Inclusive, é algo muito vantajoso para as plataformas e-commerce.

Quando uma pessoa procura, por exemplo, por móveis planejados preços na internet, ela pode encontrar nos resultados perfis de lojas que vendam esses produtos.

Uma plataforma que facilita muito esse tipo de venda é o Instagram, pois ele possui um botão específico para que as empresas possam vender por ele.

Já o Facebook, permite a veiculação de anúncios destinados à venda. Esses anúncios são exibidos na plataforma e, ao serem clicados, direcionam o usuário para o site da marca.

Portanto, mais do que anunciar, as empresas conseguem se dedicar ao aumento das vendas por meio das redes sociais.

2 – Conseguir novos clientes

O compartilhamento de conteúdos faz com que esses materiais alcancem muitas pessoas. Por exemplo, algumas empresas de engenharia elétrica criam materiais que abordem diferentes assuntos, como:

  • Como fazer um bom planejamento elétrico;
  • Importância de usar materiais de qualidade;
  • Por que contar com um eletricista;
  • Como escolher os equipamentos adequados.

Todos esses assuntos são do interesse de pessoas que estão construindo, reformando e até de profissionais da área de engenharia elétrica.

Ao publicar esses conteúdos, além de impactar pessoas que seguem o perfil dessas empresas nas redes sociais, elas também podem compartilhar e divulgar a publicação para outras pessoas.

Essa reação em cadeia permite que as empresas conquistem novos clientes que nem mesmo as conheciam ou as seguiam nas redes sociais.

Pode-se dizer, inclusive, que um conteúdo compartilhado por um seguidor se transforma em uma espécie de propaganda boca a boca, o que melhora consideravelmente a imagem e a reputação da marca.

3 – Atrair o público ideal

As redes sociais reúnem uma grande quantidade de perfis diferentes de consumidor. O Facebook, por exemplo, rede social mais usada no Brasil, consegue reunir pessoas interessadas nos mais variados tipos de produtos e serviços.

Por isso, dificilmente uma empresa não vai encontrar nessas plataformas o seu público ideal. Lá existem pessoas querendo saber onde comprar adesivo para geladeira, peças automotivas, brinquedos, utensílios de cozinha e tudo o que se pode imaginar.  

Por isso, todo e qualquer tipo de marca vai encontrar o seu público-alvo com muita facilidade. Mas antes de montar o perfil em todas as redes, é importante investigar em qual delas se encontra o perfil de consumidor que a empresa procura.

4 – Divulgar produtos

Atualmente, uma das principais estratégias das empresas consiste em usar as redes sociais para divulgar seus produtos, serviços, lançamentos, promoções, entre outros.

Que outra maneira pode impactar ao mesmo tempo tantas pessoas interessadas em uma marca? 

Por exemplo, os seguidores de um perfil de um fornecedor de embalagens de papelão estão interessados no produto que ele oferece.

Por isso, é uma excelente maneira de divulgá-lo primeiro para quem realmente importa, ou seja, para o público-alvo. São essas pessoas que provavelmente vão comprar primeiro, por isso, divulgar nas redes sociais é muito proveitoso.

Como as redes sociais ajudam a alavancar um negócio?

Em meio a tantas possibilidades que essas plataformas oferecem, elas ajudam a alavancar os negócios por diferentes fatores, tais como:

Melhora da comunicação

As marcas estão, cada vez mais, usando as redes sociais para melhorarem a comunicação com seu público. Ela é feita de maneira mais rápida, pois as pessoas estão conectadas o tempo todo nessas plataformas.

Por conta disso, muitas empresas estão usando as redes sociais como um verdadeiro complemento para o atendimento ao cliente. E ele pode ser feito pelo Facebook, Instagram, e até mesmo pelo WhastApp.

Maior engajamento

O engajamento é como um termômetro que mede a popularidade de uma marca, o quanto ela se comunica efetivamente com seu público, se os conteúdos compartilhados falam sobre assuntos do interesse de seu interesse, etc.

Um bom engajamento melhora as vendas de qualquer organização, seja uma montadora de móveis ou uma fabricante de etiqueta de composição

Nesse sentido, as redes sociais ajudam a impactar positivamente no orçamento das empresas.

Conclusão

Antigamente, quando nem todos podiam ter acesso à internet, o marketing era muito diferente. Não existia essa relação de troca que hoje vemos através dela.

Só que, mais do que a influência e crescimento da internet, ela trouxe consigo essas plataformas que favorecem muito o cotidiano de empresas e consumidores.

Muita coisa mudou com as redes sociais, afinal, elas garantem que os dois lados sejam beneficiados. Isso porque o cliente tem a garantia de um produto ou serviço de qualidade, e a empresa consegue impactar as pessoas ideais para consumirem o que elas vendem.

As redes sociais são solo fértil para a promoção das marcas, independentemente de qual mercado elas atuem.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.