Middle Office: Confira tudo sobre essa nova profissão

Entenda como o middle office funciona dentro de uma instituição financeira e como a sua atuação em conjunto com outros setores é importante para o desenvolvimento da empresa e consolidação no mercado.

Dentro do mercado financeiro existem alguns tipo de denominações diferentes que caracterizam os inúmeros setores atuantes dentro da instituição, seja ela uma corretora de investimentos ou um banco, por exemplo.

De maneira geral, o bom funcionamento dessas instituições depende muito da harmonia entre os setores existentes, chamados de front, middle e back office. Com a chegada da pandemia causada pelo novo coronavírus, novos tipos de liderança situacional e novas profissões acabaram surgindo e ganhando grande importância.

Diante desse contexto – no mínimo caótico – em que muitas empresas se encontram, é comum que ocorram dúvidas em relação às novas denominações que surgem dentro do setor financeiro.

Para entender melhor como funciona o setor de middle office não podemos ignorar que ele faz parte de um esquema maior. Isso significa que, para funcionar da maneira correta, é necessário que haja um equilíbrio entre todos os três (front, middle e back office).

Funcionamento geral de uma instituição financeira

Para entender melhor a atuação da área de middle office não podemos ignorar que ela faz parte de uma equipe maior.

Apesar de cada área contar com uma atuação e profissionais específicos, é necessário compreender os limites de cada uma para compreender, finalmente, tudo sobre o middle office e qual a sua importância no atual momento da economia.

Dessa forma, dentro de um ambiente financeiro podemos destacar três fases principais:

  • Front office: conhecido como linha de frente, é o setor responsável pelos contatos comerciais e atendimentos que lidam diretamente com o cliente;
  • Middle office: funciona como um meio de campo e é responsável por administrar recursos e dados;
  • Back office: setor responsável pelo faturamento.

O que é middle office?

Após entender como o setor chamado middle office se encaixa dentro de uma instituição financeira – seja ela de qual natureza for – está na hora de se aprofundar melhor na importância desse setor. Assim, o middle office foi o termo escolhido para denominar o setor que trabalha com dados.

O middle office funciona como um setor intermediário, que recebe os dados do front office e os repassa de forma analítica para o back office formalizar a transação financeira em questão. 

O setor em questão tem a função principal de melhorar a gestão de processos e informações empresariais, atuando no recebimento e envio de informações do front office para que todos os dados sejam corretamente analisados.

Estrutura do middle office

Conforme foi dito, o middle office é um setor intermediário, localizado entre o front e o back office. Dessa forma, dentro de uma empresa ou instituição financeira, a estrutura desse setor é voltada para o desenvolvimento da plataforma de operações em conformidade com a equipe que atua no front.

Assim, para exercer suas principais funções, a estrutura do middle office é formada por times ou subsetores que englobam as áreas analíticas, gestão de taxas, de controle de tesouraria, controle de produto, gestão de risco de mercado e gestão de risco de crédito.

Atividades do middle office

De maneira geral, os profissionais contratados para trabalhar no setor de middle office são formados em administração de empresas e economia, mas isso não é uma regra, apenas uma questão de adequação de currículo diante das atividades principais realizadas por esse setor.

Assim, os principais afazeres dos profissionais do middle office envolvem:

  • Integração com o front e back office;
  • Acompanhamento de documentação e da parte operacional de cadastros;
  • Análise de operações de crédito, resgates e aplicações;
  • Interface com o back office;
  • Aplicação e desenvolvimento de novas metodologias de controle de risco para as carteiras;
  • Elaboração de novos processos de trabalho;
  • Interpretação de dados,
  • Produção e envio de relatórios.

As principais funções de middle office se encontram nas áreas de risco, tecnologia e crédito. Dessa forma, os cargos mais encontrados dentro desse setor são de analista de risco, gerente de banco de dados e de sistemas, analista de tecnologia e outros dentro da mesma temática. Apesar de ser um setor intermediário, a importância do middle office é inegável para o bom funcionamento de qualquer instituição financeira. O setor precisa ser bem estruturado e organizado para que as informações entre front e back office não se percam e sejam aproveitadas da melhor forma.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.