O que é mais eficiente: SEO x Mídia paga

As redes sociais se tornaram rapidamente uma ferramenta importante e até indispensável como meio de divulgação de negócios. É uma tendência permanente, que faz parte da vida do empreendedor (seja loja física ou virtual) que quer ser encontrado de forma ágil e fácil pelo seu público-alvo.

A posição de destaque na primeira opção de busca no Google ou na timeline de seu cliente oferece vantagens em relação à concorrência e, existem dois caminhos para atingir esse objetivo: investindo em SEO ou mídia paga.

Vamos trazer aqui as definições desses dois conceitos, suas vantagens, resultados para ajudar nessa escolha.

Bom, primeiramente devemos lembrar que, o Google, o maior mecanismo de busca do planeta, tornou-se tão essencial que é difícil imaginar nossa vida sem ter de recorrer a ele. Por esse grande motivo é que o destaque nesse mecanismo para o empreendedorismo é real.

SEO é a sigla, em inglês, para Search Engine Optimization. Traduzido: otimização para motores de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas e práticas que tem como objetivo principal: otimizar o desempenho de um site, posicionando-o entre os resultados mais relevantes para os mecanismos de buscas como Google, Bing, Yahoo Search dentre outros. Estes resultados são chamados de mídia orgânica, resultados orgânicos ou links orgânicos. As primeiras posições remetem a conteúdos informativos e relevantes sobre qualquer tema buscado.

Mas, existe uma questão sobre quando alguém pergunta o que é SEO. Muita gente acredita que se trata de uma repetição de palavras-chave em um texto, para que o Google, por exemplo, encontre com mais rapidez. Mas não é isso não. Não se trata de quantidade e sim, de qualidade. O trabalho das técnicas de SEO é fundamental para os buscadores: eles precisam garantir que os primeiros resultados tenham qualidade. Para assegurar que isso aconteça, o Google possui parâmetros que fazem uma avaliação do que está sendo publicado e qual posição merece ocupar, sem truques. Esse critério é mutável durante um ano, por exemplo, e por sua vez o ranqueamento pode demorar alguns meses para acontecer de fato.

Dentre as vantagens de investir em SEO, existe a credibilidade que as pessoas atribuem aos resultados orgânicos, os quais trazem retornos maiores do que o gerado por um anúncio. Existe também a relação entre o baixo custo e tempo de resultados: o investimento inicial em profissional trará bons frutos a médio e a longo prazo.

A mídia paga é uma publicidade usada para vender um produto ou serviço, divulgar um evento, promover um conteúdo ou reforçar uma marca, entre outras possibilidades. Você está acostumado a vê-la em vídeos do Youtube, posts patrocinados no Facebook e Instagram e, em praticamente qualquer plataforma online. Pode aparecer em formato de banner, texto, link, imagem ou outro. Geralmente, o anunciante paga um valor cada vez que seu anúncio é clicado.

Uma das vantagens do investimento na mídia paga são os tipos de pacotes de custos acessíveis para serem avaliados. Você pode escolher, por exemplo, para quais termos (palavras-chave) seu anúncio vai aparecer em uma plataforma, perfil demográfico e comportamental de quem vai visualizá-lo, ou seja, seu público-alvo.

A posição de destaque, número de cliques para seu site ou página aumenta rapidamente, mesmo que por tempo limitado, por conta do contrato. 

Você também tem a possibilidade de conferir o desempenho de sua mídia e fazer alterações.

Também existem ofertas disponíveis com variados preços de compra de seguidores em redes sociais. Atenção para esse tipo de oferta: observe o vínculo com a compra de seguidores e o envolvimento com seus posts. Estude com atenção o que o mercado oferece e avalie. 

Mas cuidado, pois há uma rejeição bem presente nos usuários: a maioria não gosta de clicar em anúncios e, o aparecimento deles à frente de uma página de leitura, por exemplo, pode causar certo desconforto, representando assim uma devolução negativa ao seu produto.

Então, qual a estratégia melhor a se escolher? Se você tiver a possibilidade de optar por ambas pode ser boa ideia. A mídia paga é indicada para campanhas pontuais, a curto prazo e bem segmentadas, trazendo resultados mais rápidos.

E, o SEO bem aplicado, de forma inteligente e com avaliação atualizada, pode ser algo para ser utilizado por um longo período.

Deixe Seu Comentário Agora!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.