Como fazer o cadastro do PIS pela internet?

Com vários serviços do governo facilitados para a polução em decorrência a pandemia da covid-19, você sabe como fazer o cadastro do PIS pela internet?

O PIS é um dos benefícios mais esperado anualmente pelos trabalhadores. De acordo com o governo, é o programa de maior valor de importância a vida do brasileiro.

Esta fase de pagamento do PIS é popularmente conhecida como abono salarial. E é importante que cada um dos trabalhadores formais esteja atento ao calendário de pagamento.

Já que o abono salarial não é um beneficio cumulativo. Uma vez não sacado, o valor disponível reverte a fundos como o seguro desemprego e você perde o beneficio que é seu por direito.

Pronto para entender um pouco mais sobre a importância do PIS para o trabalhador brasileiro?

Vem já com a gente aprender esta e outras informações sobre como fazer o cadastro do PIS pela internet e como consultar se o PIS já existe e sua situação de cadastro.

Formas bem práticas e sem dificuldades alguma para que qualquer um consiga fazer, até mesmo os mais leigos no assunto.

Confira agora no post de hoje.

Qual a importância do PIS para o trabalhador brasileiro?

O PIS é um benefício ao trabalhador brasileiro criado para agir diretamente como um dos programas que agem diretamente sobre os seus direitos como um profissional.

O número do PIS atua dentro do sistema como uma espécie de senha do trabalhador. Através deste número ele pode ter acesso a lista de benefícios e fundos.

Estes benefícios e fundos são de única e exclusivamente de responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

O fundo mais conhecido que leva o PIS em consideração é o seguro desemprego (quando o empregado é desligado da empresa de forma inesperada e sem justa causa) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Como fazer o cadastro PIS pela internet?

O cadastro do PIS pela internet é a empresa que admitiu o novo funcionário que precisa fazer, caso ele não tenha um número ainda.

Caso o funcionário já tenha trabalhado formalmente antes, ele já tem um número de PIS. Basta consultar para saber quais é este número.

A maneira mais usual de se realizar o cadastro do PIS pela internet é através do portal do DATAPREV.

Este portal consiste em trabalhar com diversos benefícios do governo, inclusive o PIS, auxílio emergencial e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Sendo uma empresa de caráter público que está fortemente vinculada ao Ministério da Economia, o DATAPREV presta serviços aos seus clientes como:

  • Consultoria
  • Correio eletrônico;
  • Dados abertos;
  • Desenvolvimento;
  • Hospedagem de portais;
  • Hosting e nuvem;
  • Inteligência de negócio;
  • Operação e suporte; e
  • Solução PPM.

Com todas as etapas do cadastro do PIS pela internet sendo 100% online, o processo ficou muito mais simples através deste portal.

Para que o cadastro de um novo empregado que está começando a trabalhar de forma formal seja feito online, basta acessar o endereço eletrônico do DATAPREV www.dataprev.gov.br.

Assim que for redirecionado ao site, você irá encontrar uma opção para iniciar a inscrição. Clique nela.

Em seguida, clique sobre o link escrito “afiliado”.

Você será automaticamente redirecionada a uma nova página dentro do portal.

Irá aparecer vários campos para que você preencha com os dados deste novo trabalhador para realizar o cadastro do PIS pela internet.

Assim que preencher todos os dados corretamente, clique em finalizar.

Logo depois, o site gera um novo número de PIS a este novo trabalhador de forma automática.

Estou na dúvida se já possuo o número do PIS, como faço para saber?

Uma das primeiras coisas a se pensar na hora de saber se o trabalhador possui ou não um número de PIS, é saber se ele já trabalhou alguma vez como um trabalhador formal.

É de obrigatoriedade de qualquer empresa realizar o cadastro do PIS do trabalhador quando este inicia a sua jornada como um trabalhador formal.

Porém, se á dúvidas sobre o cadastro, saiba que há formas de saber se ele o número do PIS deste trabalhador está ativo ou não. E este processo é bem simples.

Você tem várias opções de portais para encontrar o número do PIS, caso ele exista. E você pode fazer isso através:

  • Da carteira de trabalho do trabalhador;
  • Das instruções dadas pela central de atendimento da caixa econômica federal 0800 726 0207;
  • Do cartão cidadão do trabalhador;
  • Do portal online através do site do dataprev; ou
  • Do telefone 135 selecionando a opção 5.

Se conseguir encontrar o número do PIS referente ao trabalhador, você também pode consultar sobre sua situação, para saber se ele se encontra ativo ou não. Também através do portal do DATAPREV.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.