PIS Bryan Rezende
Como consultar PIS?
Se você quer sabe se tem direito ou não ao benefício do PIS, uma das formas de verificar é consultando, o site oficial da própria Caixa Econômica Federal ou até mesmo o aplicativo Caixa Tem é uma das duas maneiras de realizar consultas a respeito do beneficio do trabalhador e para verificar se existem saldo do PIS a receber.
A consulta deve ser feita para que você saiba se tem direito ao recebimento do benefício, confira mais informações sobre até o final do post.
O saldo do PIS hoje pode ser consultado de várias formas distintas, onde você deve escolher a qual melhor lhe atende e efetuar a sua consulta.
Como consultar o PIS? Confira a seguir as 3 maneiras existentes:
Em qualquer uma das opções mencionadas abaixo você terá sucesso ao realizar sua consulta, basta seguir o tutorial que mencionaremos a seguir.
- Como consultar o PIS pelo telefone?
Sabemos que nem todo mundo tem acesso à internet, então fique tranquilo (a) você pode verificar as informações do seu beneficio PIS através do canal de atendimento oficial pelo telefone 0800 726 0207.
- Como consultar PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador?
Ter um celular hoje é fazer tudo sempre na palma da nossa mão, então se você é uma pessoa conectada a internet é possível fazer a consulta pelo próprio celular, basta baixar o aplicativo Caixa Trabalhador.
Caso seja seu primeiro acesso terá que fazer um cadastro básico e em seguida conseguirá ter acesso as informações do seu PIS no próprio aplicativo.
- Como consultar o PIS pelo site oficial da Caixa?
Como todos nós já sabemos a Caixa e a empresa bancária responsável pela intermediação desses pagamentos, por isso é muito natural que a sua consulta seja realizada por lá.
Vamos ao tutorial de como fazer a sua consulta no site oficial da Caixa:
- Acesse o site oficial https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx;
- No menu principal do site clique em “Benefícios e programas”;
- Em seguida você vai clicar apenas em abono salarial;
- Clique em seguida em consultar pagamento;
- Vai abrir uma nova página;
- Faça login com suas informações;
- Caso não tenha, será necessário fazer um breve cadastro, essa parte é autoexplicativa;
- Depois disso, terá acesso ao portal do trabalhador Caixa, ao entrar clique sempre em consultar pagamentos, fica dentro do MENU escrito PIS;
- Você consegue gerar o extrato do seu PIS e conferir tudo sobre o seu benefício, caso tenha direito de receber.
É importante que você beneficiado que tem dúvidas se vai receber o beneficio ou não realize a consulta, pois todos as pessoas que tem direito ao saque de 2021 só poderão retirar seus benefícios até o final de junho de 2021.
Depois disso, se o saque não for realizado, o dinheiro seguirá para o Governo Federal para um novo destino.
Caso você seja correntista Caixa o abono salarial é creditado automaticamente. Então é importante verificar o calendário de pagamento e a sua conta.
Como sacar o PIS?
Como mencionado acima o PIS é um beneficio pago automaticamente para quem tem conta na Caixa Econômica Federal, caso você não tenha existem algumas maneiras de realizar o saque.
Se você teve cartão cidadão pode comparecer na Caixa no autoatendimento com todos os documentos necessários, inclusive o cartão e senha e realizar o saque.
O saque pode ser feito em qualquer casa lotérica, mais próxima a sua residência também. Ou até mesmo comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima a sua residência é possível realizar o saque.
Lembrando que é importante checar no calendário de pagamento se realmente está no prazo, dessa forma o valor destinado ao PIS estará disponível para resgate.
Quem tem direito ao PIS?
Para receber o pagamento do PIS você deve apenas atender os requisitos do programa, confira quais:
- Trabalhador não deve ultrapassar renumeração média de 02 salários mínimos nacionais em 2020;
- Seus dados devem ter sido informados no RAIS no ano-base de 2020;
- Ter no mínimo 05 anos trabalhados de carteira assinada;
- É necessário trabalhar em regime de CLT, contratação vigente por um CNPJ;
- Deve ter trabalhado no mínimo 30 dias de carteira assinada.
Lembrando que agora o benefício do PIS é pago proporcional ao tempo trabalhado, ou seja, você só recebe o mesmo integralmente, o valor de um salário-mínimo nacional vigente se tiver trabalhado os 12 meses completos, caso contrário o valor será pago proporcionalmente.
Então fique atento, antigamente bastava ter cumprido os 30 dias de carteira assinada que recebia o salário-mínimo cheio, hoje as regras são outras e para garantir o seu recebimento do 14º salário você precisa atender todos os requisitos de participação do Programa PIS, por isso atente-se as regras e ao calendário de pagamento do PIS 2021, onde todos os saques só estarão disponíveis até o final de junho.