Como consultar PIS?

Se você quer sabe se tem direito ou não ao benefício do PIS, uma das formas de verificar é consultando, o site oficial da própria Caixa Econômica Federal ou até mesmo o aplicativo Caixa Tem é uma das duas maneiras de realizar consultas a respeito do beneficio do trabalhador e para verificar se existem saldo do PIS a receber.

A consulta deve ser feita para que você saiba se tem direito ao recebimento do benefício, confira mais informações sobre até o final do post.

O saldo do PIS hoje pode ser consultado de várias formas distintas, onde você deve escolher a qual melhor lhe atende e efetuar a sua consulta.

Como consultar o PIS? Confira a seguir as 3 maneiras existentes:

Em qualquer uma das opções mencionadas abaixo você terá sucesso ao realizar sua consulta, basta seguir o tutorial que mencionaremos a seguir.

  1. Como consultar o PIS pelo telefone?

Sabemos que nem todo mundo tem acesso à internet, então fique tranquilo (a) você pode verificar as informações do seu beneficio PIS através do canal de atendimento oficial pelo telefone 0800 726 0207.

  1. Como consultar PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador?

Ter um celular hoje é fazer tudo sempre na palma da nossa mão, então se você é uma pessoa conectada a internet é possível fazer a consulta pelo próprio celular, basta baixar o aplicativo Caixa Trabalhador.

Caso seja seu primeiro acesso terá que fazer um cadastro básico e em seguida conseguirá ter acesso as informações do seu PIS no próprio aplicativo.

  1. Como consultar o PIS pelo site oficial da Caixa?

Como todos nós já sabemos a Caixa e a empresa bancária responsável pela intermediação desses pagamentos, por isso é muito natural que a sua consulta seja realizada por lá.

Vamos ao tutorial de como fazer a sua consulta no site oficial da Caixa:

  1. Acesse o site oficial https://www.caixa.gov.br/Paginas/home-caixa.aspx;
  2. No menu principal do site clique em “Benefícios e programas”;
  3. Em seguida você vai clicar apenas em abono salarial;
  4. Clique em seguida em consultar pagamento;
  5. Vai abrir uma nova página;
  6. Faça login com suas informações;
  7. Caso não tenha, será necessário fazer um breve cadastro, essa parte é autoexplicativa;
  8. Depois disso, terá acesso ao portal do trabalhador Caixa, ao entrar clique sempre em consultar pagamentos, fica dentro do MENU escrito PIS;
  9. Você consegue gerar o extrato do seu PIS e conferir tudo sobre o seu benefício, caso tenha direito de receber.

É importante que você beneficiado que tem dúvidas se vai receber o beneficio ou não realize a consulta, pois todos as pessoas que tem direito ao saque de 2021 só poderão retirar seus benefícios até o final de junho de 2021.

Depois disso, se o saque não for realizado, o dinheiro seguirá para o Governo Federal para um novo destino.

Caso você seja correntista Caixa o abono salarial é creditado automaticamente. Então é importante verificar o calendário de pagamento e a sua conta.

Como sacar o PIS?

Como mencionado acima o PIS é um beneficio pago automaticamente para quem tem conta na Caixa Econômica Federal, caso você não tenha existem algumas maneiras de realizar o saque.

Se você teve cartão cidadão pode comparecer na Caixa no autoatendimento com todos os documentos necessários, inclusive o cartão e senha e realizar o saque.

O saque pode ser feito em qualquer casa lotérica, mais próxima a sua residência também. Ou até mesmo comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima a sua residência é possível realizar o saque.

Lembrando que é importante checar no calendário de pagamento se realmente está no prazo, dessa forma o valor destinado ao PIS estará disponível para resgate.

Quem tem direito ao PIS?

Para receber o pagamento do PIS você deve apenas atender os requisitos do programa, confira quais:

  • Trabalhador não deve ultrapassar renumeração média de 02 salários mínimos nacionais em 2020;
  • Seus dados devem ter sido informados no RAIS no ano-base de 2020;
  • Ter no mínimo 05 anos trabalhados de carteira assinada;
  • É necessário trabalhar em regime de CLT, contratação vigente por um CNPJ;
  • Deve ter trabalhado no mínimo 30 dias de carteira assinada.

Lembrando que agora o benefício do PIS é pago proporcional ao tempo trabalhado, ou seja, você só recebe o mesmo integralmente, o valor de um salário-mínimo nacional vigente se tiver trabalhado os 12 meses completos, caso contrário o valor será pago proporcionalmente.

Então fique atento, antigamente bastava ter cumprido os 30 dias de carteira assinada que recebia o salário-mínimo cheio, hoje as regras são outras e para garantir o seu recebimento do 14º salário você precisa atender todos os requisitos de participação do Programa PIS, por isso atente-se as regras e ao calendário de pagamento do PIS 2021, onde todos os saques só estarão disponíveis até o final de junho.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.