Quem tem direito ao PIS?

O PIS é um benefício do Governo Federal concedido aos trabalhadores assalariados de carteira assinada que tem como objetivo ser o 14º salário do trabalhador. O principal objetivo do PIS é fazer uma integração de renda aos trabalhadores que se mantém no mercado.

Para receber o PIS você deve apenas atender os requisitos do Governo Federal de participação. Continue conosco até o final deste post e saiba se você terá direito a receber o PIS.

Além das responsabilidades do trabalhador é importante que a empresa forneça os dados corretamente para o Governo Federal, para que você possa receber o abono salarial.

Como acontece o pagamento do PIS?

Os beneficiários do PIS recebem o pagamento através da Caixa Econômica Federal e caso seja o PASEP através do Banco do Brasil, esses são os dois bancos conveniados pelo o Governo Federal que são responsáveis pela intermediação desses pagamentos.

Antigamente bastava que o beneficiado trabalhasse 30 dias de carteira assinada para receber o benefício do PIS, com as mudanças agora o mesmo é pago proporcional, ou seja, o valor do salário mínimo nacional é pago de acordo com os meses trabalhados de cada beneficiário.

Se você trabalhou apenas 6 meses do ano anterior ao vigente o recebimento, você vai receber 6/12 avos, ou seja, apenas 6 meses trabalhados em cima de um salário mínimo.

As mudanças foram feitas para que o benefício seja pago de maneira justa a todas as pessoas que de fato têm direito, por isso agora é importante ficar atento e ciente a todas essas observações.

Agora mesmo que você tenha trabalhado 30 dias de carteira assinada no ano anterior, não terá mais direito ao benefício cheio e sim proporcional, que será creditado ou liberado para saque de acordo com o calendário de pagamento.

Calendário de pagamento do PIS 2021

Confira o calendário de pagamento do PIS que será feito de acordo com o mês de nascimento de cada beneficiado à seguir:

  • Nascidos em Julho recebem de 16/07/20 até 30/06/21
  • Nascidos em Agosto recebem de 18/08/20 até 30/06/21
  • Nascidos em Setembro recebem de 15/09/20 até 30/06/21
  • Nascidos em Outubro recebem de 14/10/20 até 30/06/21
  • Nascidos em Novembro recebem de 17/11/20 até 30/06/21
  • Nascidos em Dezembro recebem de 15/12/20 até 30/06/21
  • Nascidos em Janeiro recebem de 19/01/21 até 30/06/21
  • Nascidos em Fevereiro recebem de 19/01/21 até 30/06/21
  • Nascidos em Março recebem de 11/02/21 até 30/06/21
  • Nascidos em Abril recebem de 11/02/21 até 30/06/21
  • Nascidos em Maio recebem de 17/03/21 até 30/06/21
  • Nascidos em Julho recebem de 17/03/21 até 30/06/21

É importante ficar de olho no calendário de pagamento do benefício PIS para que você realize o saque em dia e não perca o direito de obter o benefício.

Como consultar o PIS/PASEP?

Depois de tantas atualizações que ocorreram é importante saber se você tem direito ou não ao PIS e é isso que iremos te ensinar à consulta a seguir, confira o tutorial.

A consulta pode ser feita tanto do seu IOS quanto do seu aparelho Android, desde que você siga as recomendações a seguir:

  1. O primeiro passo é acessar a sua loja, seja através do Smartphone ou IOS, você vai acessar a loja do seu aplicativo e buscar por “Caixa Trabalhador”, caso já tenha o mesmo instalador, basta verificar apenas se está atualizado;
  2. Abra em seguida o aplicativo e clique em acessar;
  3. Você vai precisar realizar o login, é em seguida clique em consultar, vai clicar na opção “exercício vigente”, vai estar logo abaixo de abono salarial;
  4. Pronto, você consegue consultar todas as informações a respeito do seu PIS, inclusive se você é uma pessoa que possui direito.

Como realizar o saque do PIS?

Se você for uma pessoa que tem direito ao pagamento do benefício e for usuário de uma conta da Caixa Econômica Federal, o mesmo é depositado automaticamente, sem que você precise fazer nada, isto acontece dentro é claro do calendário de pagamento.

Caso não seja usuário de uma conta corrente/poupança Caixa, você pode sacar o seu PIS através do seu cartão cidadão. Para isto, basta ir a uma agência da Caixa ou Casa Lotérica mais próxima à sua residência com o seu documento de identificação pessoal, cartão e senha e solicitar o saque do benefício PIS no autoatendimento.

Outra informação importante é que a solicitação do saque do benefício PIS pode ser feita através do aplicativo MEU FGTS. Verifique a disponibilidade na opção “Meus Saques”.

Servidores públicos que desejarem saber informações e sacar o PASEP devem se dirigir a uma agência bancária do Banco do Brasil para realizar o saque.

Para qualquer dúvida e esclarecimento a respeito do PIS você usuário pode recorrer aos aplicativos oficiais da Caixa, ou se dirigir até uma agência mais próxima.

O PIS com o tempo passou por muitas mudanças que podem deixar os usuários que já recebiam o benefício com dúvida, caso tenha procure imediatamente à Caixa.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.