Carteira de trabalho 2ª via: veja como funciona

A carteira de trabalho 2ª via é necessária quando um profissional perde o documento original. Nela o trabalhador terá novamente disponível em suas mãos as informações referentes a suas relações empregatícias.

É importante frisar que deve-se fazer um boletim de ocorrência junto à polícia militar para que as suas informações não caiam na mão de terceiros evitando-se que se utilizem de seus dados para realizar fraudes.

Muitas pessoas se perguntam como fazer a carteira de trabalho 2ª via. Deve-se entrar em contato com o ministério do trabalho munido de diversos documentos para fazer o requerimento. Existe a possibilidade de fazer o agendamento online.

A carteira é muito importante, além de ser obrigatória, ela registra as atividades profissionais do trabalhador, seus ganhos, data da admissão e demissão do profissional, além de informações sobre o PIS, seguro-desemprego, entre outros.

A perda da carteira gera muita dor de cabeça e ninguém quer isso, mas acontece de haver extravio, perda ou roubo do documento e, portanto, é necessário que se faça outra carteira o mais rápido possível.

O documento é um dos mais importantes do trabalhador, visto que contém todo o histórico profissional da pessoa, e por conta disso, concede o usufruto dos direitos e deveres trabalhistas do profissional.

Felizmente é possível recuperar as informações perdidas e fazer uma carteira de trabalhador 2ª via. É preciso, no entanto, buscar os documentos necessários e ir aos locais indicados para fazer novamente o documento.

O que fazer para tirar a 2ª via

Após fazer o boletim de ocorrência, é necessário ir à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do seu estado, ou em uma instituição que faça o documento, como as agências regionais do trabalho e emprego, prefeitura do seu município, ou no posto de atendimento ao trabalhador.

Ademais, deve-se ter em mãos os documentos necessários para se fazer a carteira como o recibo do FGTS, homologação, comprovante do seguro-desemprego, contracheque e o recibo de férias.

No caso de você não ter os documentos necessários para se fazer a 2ª via da carteira de trabalho, você pode solicitá-los junto às empresas onde trabalhou. Contudo, caso elas já não existam mais, deve-se entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho, para recuperar os seus dados.

Agendando o requerimento da 2ª via da carteira de trabalho

Para agendar o dia e a data de se ir ao órgão necessário para se fazer a 2ª via de sua carteira de trabalho é necessário ir ao site do Ministério do trabalho e seguir os seguintes passos:

1. Entre na página do agendamento do Ministério do trabalho.

2. Preencha os campos necessários com as suas informações.

3. Escolha a unidade mais próxima de você.

4. Veja qual a melhor data e horário.

5. Termine o cadastro com algumas informações pessoais e clique em agendar.

Assim sendo, deve-se ter em mãos os documentos necessários para se fazer a 2ª via do documento, como o comprovante de endereço, RG ou CNH, comprovação do estado civil, documento que tenha o número da carteira anterior e o boletim de ocorrência.

É preciso que se leve os documentos citados anteriormente como o recibo do FGTS, comprovante do seguro-desemprego, a homologação, contracheque e o recibo de férias, dessa forma você consegue resgatar as suas antigas informações profissionais.

Os dados resgatados comporão a sua nova carteira de trabalho que terá todas as informações perdidas e consequentemente será utilizada para as questões profissionais que possam surgir.

Como você pode ver, existe a possibilidade de agendar por meio online a criação da 2ª via da carteira de trabalho. Desta forma você evita filas e outros problemas relacionados à emissão do documento.

Carteira de trabalho digital

Existe ainda a opção de se fazer uma carteira de trabalho e emprego online, que facilita a vida do trabalhador e do empregador disponibilizando na web e nos celulares as informações da carteira original.

Ela foi feita para desburocratizar os processos referentes ao trabalho e trazer mais liberdade para os empreendedores do país. Com a carteira digital você não precisa se preocupar com a perda ou o extravio de seu documento, visto que ele estará disponível em aplicativos para celulares e nos sites do ministério.

Conclusão

Ninguém quer perder a sua carteira de trabalho, mas acidentes acontecem. Felizmente, a internet está aí para ajudá-lo e facilitar a vida do trabalhador que deseja fazer a 2ª via do documento. Fazer o agendamento online facilita a vida do trabalhador que só precisa agendar o horário para ser atendido.

A carteira de trabalho é um documento importante que deve ser guardado a sete chaves. Deste modo, sua perda acarreta inúmeros problemas e deve ser evitada. Caso aconteça um infortúnio é necessário tomar as devidas providências o mais rápido possível.

Ademais, você não vai querer perder aquela sonhada proposta de emprego por não ter em mãos a carteira de trabalho, quer?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.