Carteira de Trabalho Digital CTPS Bryan Rezende
Carteira de trabalho 2ª via: veja como funciona
A carteira de trabalho 2ª via é necessária quando um profissional perde o documento original. Nela o trabalhador terá novamente disponível em suas mãos as informações referentes a suas relações empregatícias.
É importante frisar que deve-se fazer um boletim de ocorrência junto à polícia militar para que as suas informações não caiam na mão de terceiros evitando-se que se utilizem de seus dados para realizar fraudes.
Muitas pessoas se perguntam como fazer a carteira de trabalho 2ª via. Deve-se entrar em contato com o ministério do trabalho munido de diversos documentos para fazer o requerimento. Existe a possibilidade de fazer o agendamento online.
A carteira é muito importante, além de ser obrigatória, ela registra as atividades profissionais do trabalhador, seus ganhos, data da admissão e demissão do profissional, além de informações sobre o PIS, seguro-desemprego, entre outros.
A perda da carteira gera muita dor de cabeça e ninguém quer isso, mas acontece de haver extravio, perda ou roubo do documento e, portanto, é necessário que se faça outra carteira o mais rápido possível.
O documento é um dos mais importantes do trabalhador, visto que contém todo o histórico profissional da pessoa, e por conta disso, concede o usufruto dos direitos e deveres trabalhistas do profissional.
Felizmente é possível recuperar as informações perdidas e fazer uma carteira de trabalhador 2ª via. É preciso, no entanto, buscar os documentos necessários e ir aos locais indicados para fazer novamente o documento.
O que fazer para tirar a 2ª via
Após fazer o boletim de ocorrência, é necessário ir à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do seu estado, ou em uma instituição que faça o documento, como as agências regionais do trabalho e emprego, prefeitura do seu município, ou no posto de atendimento ao trabalhador.
Ademais, deve-se ter em mãos os documentos necessários para se fazer a carteira como o recibo do FGTS, homologação, comprovante do seguro-desemprego, contracheque e o recibo de férias.
No caso de você não ter os documentos necessários para se fazer a 2ª via da carteira de trabalho, você pode solicitá-los junto às empresas onde trabalhou. Contudo, caso elas já não existam mais, deve-se entrar em contato com a Superintendência Regional do Trabalho, para recuperar os seus dados.
Agendando o requerimento da 2ª via da carteira de trabalho
Para agendar o dia e a data de se ir ao órgão necessário para se fazer a 2ª via de sua carteira de trabalho é necessário ir ao site do Ministério do trabalho e seguir os seguintes passos:
1. Entre na página do agendamento do Ministério do trabalho.
2. Preencha os campos necessários com as suas informações.
3. Escolha a unidade mais próxima de você.
4. Veja qual a melhor data e horário.
5. Termine o cadastro com algumas informações pessoais e clique em agendar.
Assim sendo, deve-se ter em mãos os documentos necessários para se fazer a 2ª via do documento, como o comprovante de endereço, RG ou CNH, comprovação do estado civil, documento que tenha o número da carteira anterior e o boletim de ocorrência.
É preciso que se leve os documentos citados anteriormente como o recibo do FGTS, comprovante do seguro-desemprego, a homologação, contracheque e o recibo de férias, dessa forma você consegue resgatar as suas antigas informações profissionais.
Os dados resgatados comporão a sua nova carteira de trabalho que terá todas as informações perdidas e consequentemente será utilizada para as questões profissionais que possam surgir.
Como você pode ver, existe a possibilidade de agendar por meio online a criação da 2ª via da carteira de trabalho. Desta forma você evita filas e outros problemas relacionados à emissão do documento.
Carteira de trabalho digital
Existe ainda a opção de se fazer uma carteira de trabalho e emprego online, que facilita a vida do trabalhador e do empregador disponibilizando na web e nos celulares as informações da carteira original.
Ela foi feita para desburocratizar os processos referentes ao trabalho e trazer mais liberdade para os empreendedores do país. Com a carteira digital você não precisa se preocupar com a perda ou o extravio de seu documento, visto que ele estará disponível em aplicativos para celulares e nos sites do ministério.
Conclusão
Ninguém quer perder a sua carteira de trabalho, mas acidentes acontecem. Felizmente, a internet está aí para ajudá-lo e facilitar a vida do trabalhador que deseja fazer a 2ª via do documento. Fazer o agendamento online facilita a vida do trabalhador que só precisa agendar o horário para ser atendido.
A carteira de trabalho é um documento importante que deve ser guardado a sete chaves. Deste modo, sua perda acarreta inúmeros problemas e deve ser evitada. Caso aconteça um infortúnio é necessário tomar as devidas providências o mais rápido possível.
Ademais, você não vai querer perder aquela sonhada proposta de emprego por não ter em mãos a carteira de trabalho, quer?