Carteira De Trabalho Agendamento: Veja Como Funciona

Um cenário econômico quase alterado para o pós Covid-19. A recuperação começou há algumas semanas e todos estamos empenhados em compreender o que realmente nos espera, principalmente do ponto de vista do trabalho. Como devem se comportar quem procura trabalho após a emergência do Coronavirus? Que atitudes, estratégias e habilidades são necessárias em uma fase delicada como esta?

Entre regras rígidas relativas a distâncias, segurança e higienizações diversas e a economia em apuros, todos os setores produtivos existentes se deparam com situações complexas, mas isso não significa que devemos perder a esperança ou ficar presos à espera de uma oportunidade de mãos dadas.

Precisamos reagir e acompanhar os tempos, adaptando-nos às seleções remotas, às novas formas de procura de trabalho e às novas tecnologias. Mas não é tudo: você precisa de um grande espírito de iniciativa e vontade de vencer, apesar de tudo! Venha conosco nas nossas dicas.

Seja esforçado na busca por empregos

Enviar seu currículo para todos os lugares nem sempre é produtivo; na verdade, muitas vezes acaba sendo contraproducente. Que tipo de papel você está procurando? O que você gostaria e o que é capaz de fazer? Para qual local você está disposto a se mudar, se houver? Estas são as questões fundamentais a serem respondidas antes de iniciar sua pesquisa.

Além disso, pesquise empregos através da web Muitos portais de empregos têm uma ferramenta de pesquisa avançada, use-a para encontrar anúncios direcionados de acordo com suas expectativas e habilidades!

Atualize o seu currículo

O primeiro passo é preparar um excelente Curriculum Vitae, com todas as informações precisas e detalhadas sobre seus estudos e sua trajetória profissional. Se você nunca trabalhou, não se preocupe, concentre-se na apresentação de seus títulos, habilidades, flexibilidade e capacidade de adaptação às várias funções. Seja uma pessoa dinâmica, pronta para aprender e trabalhar em equipe.

O CV não deve ser muito longo, caso contrário, os recrutadores não o lerão. O dom da síntese deve predominar, sem, contudo cair na confusão e na superficialidade. Não se esqueça de escrever uma carta de apresentação para anexar ao seu currículo. Tanto a carta de apresentação como o CV devem ser adaptados a cada empresa para a qual enviará a candidatura.

Cuide e atualize seu currículo: o currículo é um arquivo dinâmico não estático, atualize-o frequentemente, especialmente se notar alguns resultados positivos:

  • O CV fala sobre você. O currículo é o seu cartão de visita, então seja criativo e original. O único elemento em que você não precisa ser criativo é o nome: “CV Nome Sobrenome.pdf” está bem e é muito mais profissional do que outros nomes, números ou caracteres misteriosos.
  • Sempre envie seu currículo em formato PDF (não editável pelo destinatário), a menos que outro formato seja expressamente solicitado.

Além disso, lembre-se, torne-se rastreável:

  • Sempre forneça um contato pessoal por telefone e um endereço de e-mail que você verifica regularmente, pois ficar indisponível para um recrutador após várias tentativas de contato pode tornar sua inscrição ineficaz.

Linkedin e redes sociais são fundamentais

O Linkedin é uma ótima ferramenta para encontrar trabalho, mas lembre-se de que o seu perfil do Linkedin não é o seu currículo, embora precise ser editado e atualizado da mesma forma. Ou seja, encontrar os contatos certos em Redes Sociais como o Linkedin certamente ajuda.

Publique postagens de qualidades relacionadas ao seu setor, compartilhe e comente de forma construtiva, sempre com respeito e educação, destaque suas qualidades, não reclame, não se desespere e não crie polêmica estéril em detrimento dos outros ou de si mesmo, mais fica pior que ajudando você apenas a sua reputação.

Procure especialistas na área de empregos

Embora muitos candidatos se queixem de experiências ruins com alguns deles, é impensável fazer um pacote de todas as coisas. As agências de emprego e as empresas de Busca e Seleção dispõem de uma vasta rede de contatos e oportunidades de emprego. Entre esses, pode haver o certo para você!

Basta selecionar bem as pessoas em quem confiar e lembrar que o candidato NUNCA deve pagar por esse tipo de serviço. Além disso, prepare-se para a entrevista. Em outras palavras, assim que tiver uma primeira reunião, reúna informações sobre a empresa pela Web e prepare algumas perguntas para fazer ao recrutador durante a entrevista.

Seja paciente

Frequentemente, o processo de seleção demora mais do que o esperado e, embora muitas pesquisas sejam definidas como “urgentes”, podem levar até um mês! Com paciência e acompanhamento, peça atualizações ao recrutador, caso eles não cheguem.

Pesquise sempre

Assim que o CV estiver pronto, analise cuidadosamente todos os anúncios de emprego. Hoje, a maioria deles pode ser encontrada na web, que acaba sendo o canal mais batido e popular. Antes de contratar novos funcionários, as empresas procuram e analisam os currículos que chegaram ao seu site, nas bases de dados apropriadas.

Na verdade, todos os currículos enviados pelos candidatos são guardados pela empresa e consultados pelos gestores de seleção de pessoal. Consultar anúncios online e enviar candidaturas a empresas é um conselho válido tanto para jovens principiantes como para aqueles que, ao longo dos anos, decidiram mudar de emprego.

Carteira de trabalho agendamento

Antes de qualquer coisa, e mais importante, criar a carteira de trabalho é o passo fundamental para o trabalhador. Dessa forma, para realizar carteira de trabalho agendamento, siga os seguintes passos:

  • Telefone para o canal oficial do MTE, chamado “Alô Trabalho”, no número 158;
  • Na ligação, escolha a opção “Agendamento Carteira de Trabalho”;
  • Prossiga no passo a passo e informe todos os dados solicitados pelo operador eletrônico.

Pronto! Agora não perca tempo e faça a sua carteira de trabalho. Entre no mercado de trabalho e conquiste o emprego dos sonhos!

Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital e tenha a sua sempre em mãos!

Nunca pare de estudar

Mesmo que você tenha concluído seus estudos com sucesso, nunca pare e continue aprendendo. As empresas recorrem a pessoal qualificado, pronta para colocar seus conhecimentos e habilidades em prática.

Por isso, você deve estar sempre atualizado, principalmente na sua área de atuação. Diz-se que no decorrer da vida você nunca para de aprender. Não subestime as oportunidades de estágios de treinamento, pois eles lhe proporcionarão conhecimentos importantes e úteis para utilizar em seu futuro profissional.

LEIA OUTROS ARTIGOS DE EMPREGO NO NOSSO SITE

Até logo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.