O que é o cartão CNPJ

O cartão CNPJ é um documento muito importante para os empreendimentos. Ele certifica que as pequenas, médias e grandes empresas possuem o cadastro frente à Receita Federal (RF). É um documento digital que ateste que o negócio está ativo e registrado.

É também chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. Ele possui várias informações e dados que identificam as empresas que são cadastradas na Receita Federal.

Entre as informações contidas no cartão CNPJ destacam-se o número de inscrição, o nome empresarial, nome fantasia, descrição da atividade principal, descrição das atividades secundárias, descrição da natureza jurídica, endereço, endereço eletrônico, telefone e situação cadastral.

Para fazer a emissão do cartão é preciso que a empresa tenha o número do CNPJ. Ela é gratuita e para fazê-la é necessário que se vá ao site da Receita Federal e digite o número do cadastro e confirmar que você não é um robô.

Após a confirmação é preciso que se verifique as informações contidas no cartão e imprimi-lo. Em pouco tempo você terá em mãos o cartão CNPJ. O processo é fácil, rápido e prático.

O cartão é importante pois com ele você pode acessar diversos serviços relacionados a pessoas jurídicas, como por exemplo, a abertura de conta para pessoa jurídica, fazer empréstimos bancários, cadastrar a empresa em órgãos públicos, cadastro a fornecedores buscando parcelamento, emitir notas fiscais, participar de licitações públicas, regularizar a empresa, entre outros.

O cartão é um comprovante de que a sua empresa está inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Por causa disso, é importante que você tenha sempre o documento em mãos para provar que seu empreendimento está cadastrado.

O que é o CNPJ

O CNPJ é um número de identificação que registra a empresa na Receita Federal, órgão pertencente ao Ministério da Fazenda. O empreendimento que busca ser reconhecido e formalizado é obrigado a ter um número de CNPJ.

É como o CPF, só que da pessoa jurídica. Com ele a empresa prova que está ativa, que existe. Para estar de acordo com a lei, é necessário que se tenha um CNPJ antes do empreendimento começar as suas atividades.

O cadastro é um número de identificação da empresa perante o Estado. Com o número o empreendimento pode emitir nota fiscal e receber pelos seus serviços prestados, pela atividade da empresa.

Regularizado, o empreendimento se torna apto a pagar seus funcionários e seus impostos. O CNPJ é importante para que a empresa se mostre idônea, ativa e que seja um negócio formalizado.

O cartão CNPJ é necessário tanto para microempreendedores individuais quanto para grandes empresários. Ele dá acesso às informações do cadastro da pessoa jurídica e se destina a todos que buscam ter um negócio regularizado.

O cartão é um certificado digital que pode ser impresso e dessa forma comprovar que o empreendimento está ativo e também o identifica frente a terceiros. O documento comprova que a empresa existe e que está em atividade.

O cartão também possui uma versão conhecida como e-CNPJ. Ele facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas. Para tê-lo em mãos é necessário possuir os seguintes documentos:

  • Documento de constituição da empresa;
  • Cartão CNPJ impresso;
  • CPF;
  • RG, CNH ou passaporte;
  • Comprovante de residência.

Consulta ao CNPJ

Para se fazer uma consulta ao CNPJ é preciso ir ao site da Receita Federal. Na primeira página é necessário preencher o campo com o número do cadastro, sem ponto e vírgula e clicar em consultar.

No site você verá informações da empresa como a razão social, contatos e localização. Há também a possibilidade de se poder encontrar outras empresas relacionadas ao seu negócio.

Atualmente vários empreendimentos utilizam o site da Receita como um meio de divulgar o seu negócio. Por isso, é indicado que se tenha as informações no site da RF. No entanto, caso queira, você pode retirar as suas informações da página.

A tecnologia permitiu que se pudesse agrupar milhões de empresas cadastradas na web. Assim, os negócios ficaram mais transparentes. Hoje é muito ais fácil consultar um CNPJ do que a algum tempo atrás.

Consultando o CNPJ você fica mais seguro de fazer negócio com outras empresas. É uma forma segura de obter informações da mesma. Desta maneira se evita golpes e fraudes.

Com o cartão CNPJ você tem acesso rápido às informações de seu cadastro, pode-se abrir contas em bancos utilizando o documento. É um modo fácil e desburocratizado de comprovar que o seu negócio está na formalidade.

Ademais, utilizando o cartão para assuntos relacionados ao seu negócio você garante seus direitos e deveres como empreendimento. Nos dias de hoje é importante ter em mãos este documento tão importante que identifica a sua empresa, que demonstra que ela está ativa e que pode trabalhar sem quaisquer problemas.

Seja o cartão impresso ou o e-CNPJ, deve-se sempre estar atento aos trâmites legais e a formalização de seu empreendimento.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.