O que é o cartão CNPJ
O cartão CNPJ é um documento muito importante para os empreendimentos. Ele certifica que as pequenas, médias e grandes empresas possuem o cadastro frente à Receita Federal (RF). É um documento digital que ateste que o negócio está ativo e registrado.
É também chamado de Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral. Ele possui várias informações e dados que identificam as empresas que são cadastradas na Receita Federal.
Entre as informações contidas no cartão CNPJ destacam-se o número de inscrição, o nome empresarial, nome fantasia, descrição da atividade principal, descrição das atividades secundárias, descrição da natureza jurídica, endereço, endereço eletrônico, telefone e situação cadastral.
Para fazer a emissão do cartão é preciso que a empresa tenha o número do CNPJ. Ela é gratuita e para fazê-la é necessário que se vá ao site da Receita Federal e digite o número do cadastro e confirmar que você não é um robô.
Após a confirmação é preciso que se verifique as informações contidas no cartão e imprimi-lo. Em pouco tempo você terá em mãos o cartão CNPJ. O processo é fácil, rápido e prático.
O cartão é importante pois com ele você pode acessar diversos serviços relacionados a pessoas jurídicas, como por exemplo, a abertura de conta para pessoa jurídica, fazer empréstimos bancários, cadastrar a empresa em órgãos públicos, cadastro a fornecedores buscando parcelamento, emitir notas fiscais, participar de licitações públicas, regularizar a empresa, entre outros.
O cartão é um comprovante de que a sua empresa está inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Por causa disso, é importante que você tenha sempre o documento em mãos para provar que seu empreendimento está cadastrado.
O que é o CNPJ
O CNPJ é um número de identificação que registra a empresa na Receita Federal, órgão pertencente ao Ministério da Fazenda. O empreendimento que busca ser reconhecido e formalizado é obrigado a ter um número de CNPJ.
É como o CPF, só que da pessoa jurídica. Com ele a empresa prova que está ativa, que existe. Para estar de acordo com a lei, é necessário que se tenha um CNPJ antes do empreendimento começar as suas atividades.
O cadastro é um número de identificação da empresa perante o Estado. Com o número o empreendimento pode emitir nota fiscal e receber pelos seus serviços prestados, pela atividade da empresa.
Regularizado, o empreendimento se torna apto a pagar seus funcionários e seus impostos. O CNPJ é importante para que a empresa se mostre idônea, ativa e que seja um negócio formalizado.
O cartão CNPJ é necessário tanto para microempreendedores individuais quanto para grandes empresários. Ele dá acesso às informações do cadastro da pessoa jurídica e se destina a todos que buscam ter um negócio regularizado.
O cartão é um certificado digital que pode ser impresso e dessa forma comprovar que o empreendimento está ativo e também o identifica frente a terceiros. O documento comprova que a empresa existe e que está em atividade.
O cartão também possui uma versão conhecida como e-CNPJ. Ele facilita a emissão de notas fiscais eletrônicas. Para tê-lo em mãos é necessário possuir os seguintes documentos:
- Documento de constituição da empresa;
- Cartão CNPJ impresso;
- CPF;
- RG, CNH ou passaporte;
- Comprovante de residência.
Consulta ao CNPJ
Para se fazer uma consulta ao CNPJ é preciso ir ao site da Receita Federal. Na primeira página é necessário preencher o campo com o número do cadastro, sem ponto e vírgula e clicar em consultar.
No site você verá informações da empresa como a razão social, contatos e localização. Há também a possibilidade de se poder encontrar outras empresas relacionadas ao seu negócio.
Atualmente vários empreendimentos utilizam o site da Receita como um meio de divulgar o seu negócio. Por isso, é indicado que se tenha as informações no site da RF. No entanto, caso queira, você pode retirar as suas informações da página.
A tecnologia permitiu que se pudesse agrupar milhões de empresas cadastradas na web. Assim, os negócios ficaram mais transparentes. Hoje é muito ais fácil consultar um CNPJ do que a algum tempo atrás.
Consultando o CNPJ você fica mais seguro de fazer negócio com outras empresas. É uma forma segura de obter informações da mesma. Desta maneira se evita golpes e fraudes.
Com o cartão CNPJ você tem acesso rápido às informações de seu cadastro, pode-se abrir contas em bancos utilizando o documento. É um modo fácil e desburocratizado de comprovar que o seu negócio está na formalidade.
Ademais, utilizando o cartão para assuntos relacionados ao seu negócio você garante seus direitos e deveres como empreendimento. Nos dias de hoje é importante ter em mãos este documento tão importante que identifica a sua empresa, que demonstra que ela está ativa e que pode trabalhar sem quaisquer problemas.
Seja o cartão impresso ou o e-CNPJ, deve-se sempre estar atento aos trâmites legais e a formalização de seu empreendimento.