É possível receber aposentadoria em um banco digital?

Uma pergunta que aposentados do INSS fazem é de como receber aposentadoria em um banco digital. São inúmeras as vantagens que esse tipo de banco apresenta. No entanto, existem trâmites legais que travam o recebimento do benefício através da rede mundial de computadores.

Os bancos digitais são populares no Brasil. Eles possuem tarifas reduzidas ou até mesmo a ausência delas. Além disso, é mais prático, pode-se fazer tudo pelo celular ou pelo computador. É muito fácil utilizar a web para acessar um banco. Há também a possibilidade de se obter informações em tempo real.

Desta maneira, as pessoas querem saber como receber aposentadoria em um banco digital. O problema é que não é assim tão fácil. No entanto, não é possível receber a aposentadoria na grande maioria dos bancos digitais.

Isso porque há a impossibilidade de se fazer a comprovação de vida dos aposentados, pois é um procedimento que é feito de forma presencial. Desta maneira, como a maioria dos bancos digitais não possuem uma presença física, eles não poderiam fazer a prova de vida do INSS presencialmente.

Atualmente, os aposentados precisam provar todos os anos que estão vivos. É chamado de prova de vida. Eles devem se apresentar na agência bancária para mostrar que ainda estão vivos. É um procedimento necessário para se evitar fraudes, entre outros problemas.

Algumas famílias no Brasil costumam tentar receber a aposentadoria de entes já falecidos e, por essa razão, é necessário que se faça uma averiguação todos os anos para que assim, não dêem prejuízo ao Governo.

A maioria dos bancos digitais também não são credenciados o INSS o que impossibilita o recebimento da aposentadoria por meio deste tipo de banco. As organizações devem ter um convênio com o INSS para poder atuar desta maneira.

Prova de vida online

Existe a possibilidade de no futuro se fazer a prova de vida através da biometria, pelos celulares. Há projetos em andamento que visam estabelecer este procedimento como norma, o que abriria caminho para os bancos digitais poderem ter seu convênio com o INSS.

Desta maneira, evitar-se-ia que idosos fossem aos bancos, enfrentar filas, se deslocarem de suas casas, facilitando as suas vidas e proporcionando uma maior agilidade no procedimento, desburocratizando-o.

Como há muitas pessoas que não tem internet, isso seria facultativo, mas é um grande passo visando uma evolução no atendimento trazendo facilidade e agilidade na prova de vida, beneficiando muitos aposentados.

No entanto, ainda é algo a se pensar para o futuro. Ainda não é possível se fazer a prova de vida de outra forma que não a presencial e, portanto, deve-se estar preparado para uma vez ao ano ir ao banco presencial provar que ainda vive.

Futuro dos bancos digitais e seus benefícios

Entre os benefícios de se ter uma conta em um banco digital é de saber informações sobre o seu dinheiro em tempo real. Além disso, é possível se fazer tudo pelo computador ou celular. É muito fácil mexer nos aplicativos disponíveis, que são intuitivos e bastante práticos. As tarifas também são baixas ou inexistentes.

Com o advento da prova de vida feita através da biometria pelos celulares, esta será mais uma vantagem de se ter uma conta digital. No futuro a tecnologia estará cada vez mais presente na vida de todos facilitando o dia a dia das pessoas.

Como acontece com os salários atualmente, as aposentadorias também se beneficiarão das tecnologias. O INSS está buscando se modernizar, portanto, em pouco tempo veremos bancos cadastrados na instituição.

Onde receber a aposentadoria

Atualmente é preciso receber a sua aposentadoria em bancos tradicionais, como a Caixa Econômica Federal. Elas possuem agências físicas o que possibilita realizarem a prova de vida dos aposentados.

Você pode receber na Caixa ou no Banco do Brasil que possuem tarifas atraentes para os aposentados, porém, qualquer banco físico que possui cadastro no INSS pode realizar o pagamento.

Alguns bancos possibilitam a realização da prova de vida através da biometria, no caixa eletrônico. Desta maneira é facilitado o trabalho do aposentado que não precisa enfrentar enormes filas no banco. Rapidamente eles provam que estão aptos a receber a aposentadoria.

Há também instituições que oferecem aos clientes cheque especial sem juros por dez dias. Existe também um cartão de anuidade livre de tarifa mensal, para quem gasta mais de 100 reais por mês.

É importante pesquisar os bancos no qual você irá receber a sua aposentadoria. Tanto instituições financeiras do governo quanto privadas oferecem facilidades para os aposentados.

Você também pode receber a sua aposentadoria e transferi-la para bancos digitais, o que pode facilitar a sua vida, fazendo com que as suas transações financeiras fiquem mais práticas, ágeis e seguras.

O INSS está buscando se renovar, por isso, em pouco tempo veremos a possibilidade de se receber a aposentadoria via meio digital. Há de se esperar. Ademais, é questão de alguns anos até que tudo se resolva. O mundo está cada vez mais tecnológico e seu banco também deve estar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.