MEU INSS extrato de pagamento: O que é? Como Funciona?

O Sistema Meu INSS tem diversas funcionalidades que garantem comodidade para os beneficiários do instituto. Entre as possibilidades oferecidas têm o extrato de pagamento, um recurso que possibilita identificar o pagamento realizado e descontos feitos no valor a ser debitado em sua conta.

Continue lendo esse artigo. Aqui explicaremos o que é e como funciona o extrato de pagamento do Meu INSS. Boa leitura!

O que é o extrato de pagamento?

O extrato de pagamento é um documento que pode ser emitido de frequência mensal, para comprovar o pagamento recebido e todos os descontos realizados. Ele é semelhante ao contracheque utilizado por empresas para certificar os seus colaboradores do pagamento realizado.

Com ele é possível identificar informações importantes a respeito do benefício pago, como valor e descontos que foram realizados. Outra funcionalidade para o extrato de pagamento é a como comprovante de renda, para realização de empréstimos ou outras funcionalidades que exigem o documento.

Como funciona o extrato de pagamento?

O extrato de pagamento, portanto, funciona como um documento que pode ser utilizado tanto para comprovação de renda como para verificação de pagamento. Essa funcionalidade pode ser acessada através do site do INSS ou do aplicativo para os beneficiários.

Caso seja necessário a comprovação de renda para realização de empréstimos, financiamentos ou outras operações que exijam o documento de comprovação de renda, o extrato de pagamento pode ser aplicado. Além disso, ele pode ainda para a realização da Declaração de Beneficiário do INSS.

Quem tem direito a acessar o extrato de pagamento?

Todo beneficiário do INSS tem direito a acessar o extrato de pagamento, seja o benefício pago por causa da aposentadoria, pensão, auxílio-doença e qualquer outro pagamento a ser realizado pelo programa.

Como acessar o extrato de pagamento?

Para acessar o extrato de pagamento, o beneficiário pode realizar o procedimento através do aplicativo MEU INSS ou do site da instituição. Em ambas as plataformas existe o ícone de EXTRATO DE PAGAMENTO, que emite o documento do mês vigente.

O beneficiário pode ainda solicitar de meses anteriores e exportar em formato PDF para enviar e utilizar quando for necessário. Ele pode ser acessado a qualquer momento e quantas vezes for necessário.

Desse modo, o beneficiário pode consultar os descontos realizados e a data de pagamento do seu benefício a qualquer momento. Mas atenção, é preciso ter realizado o cadastro anteriormente no aplicativo para ter acesso às informações ali contidas.

Quais informações constam no extrato de pagamento?

No extrato de pagamento existem algumas informações importantes, e que podem ser úteis aos beneficiários. São encontrados dados sobre a identificação do segurado, como data de nascimento, nome completo, nome da mãe, CPF e NIT.

É possível também, identificar no extrato de pagamento o número e nome do benefício, a agência do INSS em que é realizado o pagamento, além da data de início do recebimento do benefício e data de pagamento mensal.

O documento, apresenta ainda, o período de referência, valor líquido, data de previsão e efetivação para os pagamentos e forma de recebimento. Veja algumas informações importantes sobre os dados do extrato de pagamento:

  • Competência: mês e ano do pagamento;
  • Período: data de início e término da apuração;
  • Valor líquido: valor fixo mensal que está previsto para ser depositado;
  • Meio de pagamento: meio pelo qual o beneficiário irá receber;
  • Status: se foi ou não depositado o benefício;
  • Previsão do pagamento: data prevista para o depósito;
  • Data do pagamento: data efetiva em que o depósito foi realizado;
  • Crédito invalidado: se o crédito do valor voltou para o INSS, ou não; 
  • Isento IR: se o valor é isento do Imposto de Renda, ou não.

Com essas informações, o beneficiário tem a possibilidade de ter controle sobre os pagamentos que já foram efetuados e aqueles que estão agendados, podendo ser usado para diferentes finalidade, como a comprovação de renda.

O que é o MEU INSS?

O MEU INSS é um aplicativo para beneficiários do instituto, seja pensionistas, aposentados ou trabalhadores que recebem algum tipo de auxílio. O recurso está disponível para diferentes aparelhos de smartphone e permite o cadastro no próprio aparelho.

Com ele é possível acompanhar a data de pagamento do benefício, valor a ser recebido, descontos realizados. Além disso, é possível também verificar a contagem do tempo para aposentadoria, agendamentos de perícias e outras funcionalidades que são oferecidas pelo INSS.

Ele está disponível tanto para sistema operacional Android quanto IOS, facilitando o acompanhamento do contribuinte quanto à sua situação perante as contribuições da população em geral.

Agora que você já sabe o que é e como funciona o extrato de pagamento do INSS, pode utilizar a funcionalidade para um melhor controle sobre suas finanças e ficar atento a todos os descontos realizados em seu benefício, evitando fraudes e erros que prejudiquem sua vida financeira.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.