O que é a prova de vida do INSS?

Você provavelmente deve estar tentando entender o que é a prova de vida do INSS, um assunto muito falado quando se tem algum benefício deste órgão como a aposentadoria e também a pensão por morte.

Então, se você não sabe sobre o que realmente é este tema, saiba que você está no lugar certo!

A prova de vida precisa ser realizada anualmente para comprovar que a pessoa que está recebendo o benefício pago por este órgão ainda está vida. Dessa forma, evita-se fraudes e também pagamentos indevidos.

Por isso, é fundamental que você saiba onde, quando e o que é preciso levar para realizar a prova de vida do INSS.

Então, veja a seguir o que é preciso para que você possa realizar o processo de prova de vida do INSS. Confira essas e outras informações relevantes sobre o tema a seguir.

Mas afinal, o que é o INSS?

Assim como dito anteriormente, o Instituto Nacional do Seguro Social, popularmente conhecido apenas por sua sigla INSS, é um órgão público que é responsável pelos pagamentos referentes a benefícios e também da aposentadoria dos trabalhadores e também de outros segurados.

Como segurados, podemos citar os microempreendedores individuais e também os contribuintes individuais.

Este órgão do governo foi criado no ano de 1990, quando houve a união do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS) junto ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).

E o que é a prova de vida do INSS?

Podemos definir como prova de vida no INSS ou renovação de senha ou, ainda, fé na vida, como muitos conhecem, como um procedimento anual obrigatório a ser realizado por todos os segurados do INSS.

Isso vale para os cidadãos que recebem o pagamento através de sua conta corrente, cartão magnético e também pela poupança.

Assim, com esta prova de vida eles podem comprovar que estão vivos e, assim, continuam aptos para continuar a receber o benefício do órgão do INSS.

Em suma, a prova de vida, nada mais é do que a comprovação de que o beneficiário está vivo para continuar recebendo o seu benefício.

Dessa forma, para que ele possa realizar a prova de vida, é preciso que o beneficiário compareça pessoalmente em uma agência do banco pagador, mas, caso ele não queira comparecer pessoalmente, ele também pode fazer uma procuração para mandar outra pessoa em seu lugar.

O que é a prova de vida do INSS: Documentos necessários levar

Agora que você já sabe que é a prova de vida do INSS, chegou a hora de saber quais documentos são necessários apresentar neste dia.

Como dito, esta prova acontece apenas uma vez por ano e cada banco possui um calendário para isso. Normalmente é utilizado o dia de aniversário para a solicitação deste comparecimento.

Então, assim que estiver agendado a sua prova, você precisará comparecer ao banco com um documento de identificação pessoal. Este documento pode qualquer um que tenha sua foto, como:

  • Um RG;
  • Carteira de trabalho; ou
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Contudo, alguns bancos estão modernizando a prova de vida do INSS. Neste caso, é realizada a biometria do beneficiário.

Como faço para saber quando terei que fazer a prova de vida do INSS?

Como cada banco possui uma política, é preciso que você entre em contato direto com ele para saber quando deverá realizar a sua comprovação.

Vale lembrar também que desde a resolução de março de 2019, não permite mais que os beneficiários com 60 anos ou mais realizem o agendamento para fazer a prova de vida diretamente no INSS.

Agora, é obrigatório que qualquer beneficiário vá até o seu banco para realizar este procedimento.

O que fazer caso o beneficiário não possa comparecer pessoalmente?

Neste caso, é possível que se realize um documento de procuração. Porém isso só é permitido em alguns casos específicos.

Então, se o beneficiário, na época de sua prova de vida do INSS estiver:

  • fora do país por conta de alguma viagem;
  • com algum tipo de doença contagiosa;
  • com problemas de locomoção; ou, ainda;
  • com mais de 80 anos de idade.

Em todos esses casos, será preciso fazer uma procuração antes de ir ao banco. Dessa forma, será necessário agendar um atendimento através do número de telefone 135 ou através do site ou do app pela plataforma do Meu INSS.

Lembrando que o app está disponível tanto para dispositivos Android como também iOS. Portanto, basta acessar a sua loja de aplicativos e realizar o download gratuitamente. Instale em seu celular e conte com os benefícios e praticidade.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.