5 Maneiras de trabalhar no pós-venda e conquistar seu cliente

Quem trabalha com o marketing de uma empresa, com o funil de vendas e a etapa de compras de um consumidor, certamente precisa reconhecer que o cliente nunca deve ser de importância apenas durante o momento de decisão e compra. A pós-venda é uma etapa muito esquecida por pequenos negócios e empreendedores inexperientes que não possuem formação ou estudo correto sobre o marketing dentro de sua empresa.

O fato é que conhecer sobre o conceito de pós-venda pode ser um diferencial para que um negócio se sobressaia em seu mercado. Seja qual for o setor de uma empresa, ela precisa sempre pensar em fidelizar e conquistar clientes permanentes que continuam retornando para ela. Essa é a estratégia que muitas empresas gigantescas utilizam para que seus clientes continuem interagindo com sua plataforma de forma contínua e para que eles até mesmo promovam e recomendem a loja, marca ou empresa.

O fato de querer sempre atrair novos clientes faz com que as empresas esqueçam de dar atenção para quem ainda é um bom cliente e para quem já confia e conhece a qualidade do seu serviço ou do seu produto. Quanto mais clientes fidelizados com uma empresa, melhor é seu lucro e, caso qualquer imprevisto ocorra, a empresa pode contar com um público que continua retornando para seus produtos.

Sendo assim, saber como fazer uma pós-venda de qualidade é um diferencial enorme para qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, é importante ter clientes fiéis com uma marca. Mas primeiro, é preciso entender o que é ela em si e como ela funciona, além de quais são seus benefícios e quais os tipos de empresa que devem idealmente usufruir dessa técnica de marketing.

O que é pós-venda?

O conceito de pós-venda pode ser algo que foge da mente de muitos, pois há uma definição simples e uma definição ampla que também deve ser considerada em outros casos. De maneira geral, a pós-venda pode ser dita como o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço.

Porém, é importante contextualizar que, dependendo do porte de uma empresa, o pós-venda pode ser executado tanto pela equipe de vendas que fechou o negócio, quanto por uma estrutura separada, uma equipe especializada em atender o novo cliente. Isso depende do tipo e tamanho de uma empresa e se ela conta ou não com uma equipe de vendas.

É importante também citar que a pós-venda não é necessariamente o momento após realizar a compra, há várias situações: quando assinam um contrato, quando o produto ou máquina é entregue, quando há uma instalação ou quando o produto é testado e comprovado como bom. Portanto, a definição da pós-venda muda com cada situação, o que torna dela uma relação entre cliente e vendedor ou prestador de serviços ou empresa de forma duradoura. Todas as ações da empresa são feitas tendo em vista a vontade do cliente e seus possíveis interesses para forjar uma relação de segurança, confiança e fidelizar o cliente da melhor forma.

Qual o benefício da pós-venda?

A pós-venda é um fator crucial na decisão do cliente em voltar ou não a consumir produtos oferecidos por uma empresa. Portanto, se uma pessoa recebe um atendimento extra, carinhoso e atencioso que visa manter os interesses do cliente a frente de tudo, é mais que possível que esse cliente retorne ao local. O fato é que 9 em 10 pessoas não ligam em pagar mais por um produto caso o atendimento tenha sido, de fato, de boa qualidade.

Portanto, a pós-venda é uma forma de fidelizar clientes e manter o lucro de uma empresa fluindo da melhor forma possível, sempre lembrando que o cliente merece o melhor e que é preciso cumprir o que prometeu.

Quem pode se beneficiar do processo de pós-venda?

Um fator muito importante de notar é que todos os tipos de empresa que oferecem algum serviço ou produto podem se beneficiar desse processo. Seja uma loja online que ofereça qualquer tipo de produtos até um vendedor de máquinas agrícolas, o fato é que qualquer negócio pode ter benefícios incríveis de ter clientes fiéis.

5 Maneiras de trabalhar no pós-venda

Existem 5 principais maneiras de trabalhar no pós-venda de uma empresa, seja qual for seus serviços oferecidos. Essas formas seriam:

  • Ouvir e se interessar pelo o que o cliente tem a dizer e sugerir é uma ótima ideia;
  • Ter um contato proativo, sempre sugerindo opções e apresentando produtos para o cliente é importante;
  • O cliente sempre merece o melhor, portanto é preciso manter em mente que o produto oferecido precisa ser como aquele apresentado em anúncios;
  • Todas as palavras ditas durante uma negociação são importantes, portanto cumprir com o prometido é ideal para fidelizar um cliente;
  • Por fim, entender o cliente e criar um atendimento personalizado para suas vontades e gostos torna as vendas em algo humano e especial.

Dessa forma, uma pessoa pode se sentir incluída e especial, um tratamento como esse durante um atendimento muda tudo para qualquer consumidor.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.