NIT é o mesmo que PIS?

Você sabe o que é PIS? o que é NIT? Mas NIT é o mesmo que PIS? Se você também possui estes questionamentos sobre este tema, saiba que você veio ao lugar certo para colher estas informações.

Tanto se fala, mas pouco se explica sobre os termos PIS e NIT, não é mesmo? São diversas siglas onde cada uma delas oferece um tipo de benefício diferente, seja com ou sem vínculo empregatício. Assim, cada uma delas pode ter um resultado diferente sobre o seu FGTS e também na aposentadoria.

A confusão entre estes conceitos é bem comum, afinal, tratam-se de siglas! Além disso, é importante saber sobre cada uma delas para consulta de saldos de contas como o FGTS e até mesmo para poder receber benefícios sociais.

Então, se você deseja saber sobre o que se trata cada uma destas nomenclaturas que citamos aqui e ver se NIT é o mesmo que PIS, fique tranquilo! Pois vamos te mostrar mais informações sobre cada uma destas siglas. Portanto, continue sua leitura aqui e confira a resposta a esta e outras informações deste tema!

NIT é o mesmo que PIS?

Esta é uma pergunta que fica circulando na mente de muitos brasileiros, não é mesmo?

Então, saiba que a resposta para a pergunta se o “NIT é a mesma coisa que o PIS” é sim!

Contudo, mesmo sendo o mesmo número, a sua forma de geração é diferente de um termo para o outro.

Mas então, qual a diferença do PIS para o NIT?

Como dissemos anteriormente, ambos são números iguais, mas a forma de geração e finalidade destes termos são diferentes.

O NIT também é chamado de NIS, já que é a abreviatura para o Número de Identificação Social (NIS). Neste caso, este número é gerado através de um cadastro feito pela própria Caixa Econômica Federal através do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O NIS é um tipo de inscrição que dá o direito ao brasileiro ter o recebimento de algum tipo de benefício social advinda do Governo Federal. Este benefício pode ser:

  • A Garantia Safra;
  • O PRONATEC;
  • A Bolsa Família;
  • Entre diversos outros tipos de benefícios.

Em suma, podemos dizer que o NIS ou NIT é um número que identifica o cidadão que possui direito aos benefícios. Até mesmo para aqueles que não possuem vínculo algum com um emprego.

Já o PIS, por sua vez, é um cadastro realizado apenas para quem possui um emprego com carteira assinada em uma empresa privada.

Neste caso, a inscrição é feita logo no primeiro emprego do cidadão. Dessa forma, ele poderá realizar a consulta aos saques dos benefícios disponíveis e administrados pela Caixa Econômica Federal.

Assim, quando um cidadão cadastrado como NIT, possui seu número alterado para PIS. Também podemos dizer que a inscrição do número do PIS passa a ser uma inscrição NIT. Porém com informações mais detalhadas e com os dados do empregador.

Estava cadastrado no NIT e arranjei um emprego. Meu número muda?

Outro questionamento muito comum dos cidadãos que possuíam um número NIT – ou NIS -, e conseguiram ter um emprego registrado.

O número que você tinha como NIT será utilizado como PIS também, sem nenhuma alteração. O que muda são os benefícios, conforme dito anteriormente.

Como receber o pagamento do PIS

Há diferentes formas para você receber o pagamento do PIS ou abono salarial como é o nome do programa que realiza o pagamento deste benefício ao trabalhador.

Para aqueles que possuem:

  • Conta corrente na Caixa Econômica Federal;
  • Conta poupança na Caixa Econômica Federal; ou
  • Conta da Poupança Social Digital.

Saiba que o valor do abono salarial é depositado de maneira automática dentro das datas previstas de acordo com o calendário de pagamento do PIS.

Contudo, já para aqueles cidadãos que não possuem conta nestas citadas acima, saiba que há outras maneiras de fazer o saque.

Neste caso, será preciso comparecer pessoalmente até uma agência da Caixa apresentando o seu número do PIS juntamente a um documento com foto para que eles comprovem a sua identidade.

Além disso, o empregado também tem a opção de realizar os saques através de:

  • caixas eletrônicos;
  • locais que são correspondentes do Caixa Aqui através do cartão do cidadão;
  • casa lotérica.

Gostou deste tipo de postagem? Portanto, encaminhe-o agora aos seus familiares e amigos para que eles também saibam a resposta à pergunta “NIT é o mesmo que PIS?”.

Agora, caso você ainda possua algum tipo de dúvida sobre este assunto, não deixe de colocar sua pergunta aqui nos comentários. Mas, se você tiver alguma sugestão de assunto que deseja se aprofundar aqui na plataforma, é só deixar aqui embaixo também. Estamos ansiosos aguardando o seu contato.

Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.