Onde fica o PIS na carteira de trabalho antiga?

Procurando a resposta sobre a pergunta sobre onde fica o PIS na carteira de trabalho antiga? Então saiba que você chegou no lugar certo! Além de saber a resposta certa, você ainda terá acesso a outras informações.

O PIS ou abono salarial, como é popularmente conhecido, é um dos benefícios mais preciosos para o trabalhador brasileiro. Afinal, através dele é possível fazer parte de diversos programas de recebimento de valores como o FGTS, abono salarial e o seguro-desemprego.

Então, se você quer saber onde fica o PIS na carteira de trabalho antiga, o que é este programa, como fazer para tirar o seu comprovante e outras informações sobre este assunto, continue aqui com a gente e saiba como ter a resposta a essas informações. Confira a seguir.

O que é o PIS?

O PIS, popularmente conhecido como abono salarial (nome do programa que realiza os pagamentos), é um dos benefícios mais importantes da vida do trabalhador de uma empresa privada. Afinal, este Programa de Integração Social (PIS) é uma contribuição social que é paga por pessoas jurídicas.

Devido a este programa, o trabalhador tem o direito, por lei, de receber o abono salarial, FGTS, seguro-desemprego etc.

O valor do PIS também possui participação em receitas de agências e no pagamento do seguro-desemprego.

Quem realiza o cadastro do trabalhador neste sistema é a própria empresa privada que faz o seu registro.

Assim, chamamos de PIS ativo os números que ainda estão ativos, ou seja, os números que ainda possuem seus proprietários vivos.

Em suma, podemos dizer que o número do PIS se refere ao grupo de trabalhadores que possuem o direito para receber os valores anuais de acordo com as datas previstas do abono salarial.

A agência responsável pelo repasse do benefício do PIS é a Caixa Econômica Federal, que distribui aos trabalhadores contribuintes deste programa de benefício.

Mesmo o PIS sendo um benefício antigo em nosso sistema de trabalho, muitas pessoas ainda não sabem muito sobre ele. Inclusive onde fica o seu número na carteira de trabalho ou como emitir o seu comprovante. Portanto, veja a seguir essas informações.

Onde fica o PIS na carteira de trabalho antiga?

Para quem ainda possui o modelo de carteira de trabalho antigo, saiba que para encontrar o número do PIS, basta olhar a primeira página deste documento.

No seu canto superior, comumente ao lado da foto e do nome do trabalhador, fica registrado qual é o número do PIS.

Contudo, há casos também, de carteiras de trabalho ainda mais antigas, de se encontrar o número do PIS em um cartão à parte.

Onde tirar comprovante do PIS?

Tirar o seu comprovante do PIS é bem simples. Portanto, para que você possa emitir este documento, você terá 3 opções diferentes de solicitação.

A primeira opção é comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de você

A segunda forma é realizar a sua consulta através do próprio aplicativo da Caixa ou, como terceira opção, através do seu site oficial.

Lembrando que tudo que é relacionado ao PIS, é tratado com a Caixa Econômica Federal.

Como faço para saber se o número do meu PIS está ativo?

De maneira bem simplificada, há diversas formas de verificar se o seu número do PIS está ativo ou inativo.

Lembrando que qualquer uma dessas consultas, você precisa ter o seu número do PIS em mãos para poder apresentar para ter esta informação.

Assim, você pode encontrar este tipo de informação através das seguintes opções:

  • Através das instruções dadas pela central de atendimento da Caixa Econômica Federal 0800 726 0207;
  • Através do telefone 135 selecionando a opção 5;
  • Na sua carteira de trabalho;
  • No seu cartão cidadão;
  • Online através do site do DATAPREV; ou
  • Solicitando no departamento de Recursos Humanos (RH) de sua empresa.

Depois que tiver os dados em mãos, é só acessar o site do DATAPREV com o número do seu PIS e verificar sua situação. Viu só como é fácil e rápido consultar se o seu número do PIS está ativo?

Gostou deste tipo de postagem? Portanto, encaminhe-o agora aos seus familiares e amigos para que eles também saibam a resposta à pergunta “Onde fica o PIS na carteira de trabalho antiga”.

Agora, caso você ainda possua algum tipo de dúvida sobre este assunto, não deixe de colocar sua pergunta aqui nos comentários. Mas, se você tiver alguma sugestão de assunto que deseja se aprofundar aqui na plataforma, é só deixar aqui embaixo também. Estamos ansiosos aguardando o seu contato.

Até a próxima!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.