Como Fechar O Mei

Pensando em encerrar sua carreira como microempreendedor? Então saiba que você precisa saber como fechar o MEI. Afinal, o seu encerramento é fundamental para que não haja mais cobranças sobre os impostos e declarações anuais sem que você esteja exercendo esta atividade.

Fazer o encerramento de sua solicitação como microempreendedor individual não possui custo algum. O sistema não cobra nenhum tipo de multa caso você queira deixar de ser um microempreendedor. Contudo, é preciso que você esteja em dia com o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e também com a Declaração Anual de Faturamento do MEI (DAS MEI) para que a receita federal não fique atrás de você.

Então, se você está em busca de informações sobre como fechar o MEI, saiba que você está no lugar certo! Afinal, aqui no nosso site você aprenderá esta e outras informações pertinentes a este tema. Por isso, continue aqui com a gente e confira!

Como Fechar O Mei passo a passo

Uma das grandes vantagens do MEI é a questão de que todo o seu processo é feito online. Tanto a sua abertura como também o seu processo de encerramento.

Então, se você não deseja mais atuar como MEI, basta que você abra o seu navegador e acesse https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor.

Depois que acessar este site, clique sobre a aba exclusiva aos microempreendedores individuais através da opção “já sou MEI”. Esta opção se encontra no campo de destaque da página.

Na próxima página que se abrir, selecione a opção “solicitar baixa” e, na próxima aba que se abrir, clique sobre a opção “baixa da empresa” e em “solicitar baixa”.

Feito esta etapa, será necessário fazer o login na sua conta gov. Então, insira o número do seu CPF, clique sobre continuar e insira a sua senha de acesso. Depois, clique em entrar.

Finalizada mais esta etapa, será preciso que você insira o seu código de acesso do simples nacional na plataforma. Digite-o e clique em continuar.

Contudo, caso você não lembre qual é este código, saiba que você poderá gerar um novo código na mesma tela clicando sobre a opção “gerar novo código de aceso”.

Após digitar o seu código de acesso, faça a checagem de suas informações pessoais e do seu CNPJ. Assim que constatar que está tudo certo, basta que você assinale o campo de “declaração de baixa” e, também, clique em “continuar” e depois em “confirmar”.

Por fim, o último passo é fazer a geração de sua declaração de baixa. Para isso, você terá que selecionar a opção “emitir certificado de baixa” e guardar digitalmente ou em uma via impressa. Esta comprovação serve para provar que sua empresa não está mais ativa perante a receita federal e, assim, evita-se cobranças desnecessárias.

Simples, não é mesmo? Então faça já este processo sobre como fechar o MEI.

Veja se sua empresa possui débitos antes e depois de fechá-la

É de fundamental importância que você realize a consulta se sua empresa possui algum tipo de débito perante a receita federal. Isso vale tanto para o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) quanto para a Declaração Anual de Faturamento do MEI (DAS MEI).

No caso do DAS, basta que você acesse o portal do empreendedor e emita as vias corrigidas dos boletos atrasados para quitar. No entanto, caso você tenha 12 ou mais mensalidades em atraso, fique tranquilo! Pois o portal oferece opções de parcelamento a você.

Além disso, você também precisa fazer a quitação da DAS MEI. Logo, se você está fechando o seu MEI ainda no primeiro quadrimestre do ano, você tem até o mês de junho para fazer a emissão e quitação deste documento. Agora, caso você faça o encerramento do MEI em outro período, você terá o último dia do próximo mês para esta realização de fechamento.

Por isso, assim que realizar o fechamento do seu MEI, realize imediatamente a Declaração Anual de Faturamento do MEI e a quitação de boletos atrasados do Documento de Arrecadação do Simples Nacional para evitar qualquer tipo de problema fiscal.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre como fechar o MEI? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de Microempreendedor Individual.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre como fechar o MEI de sua empresa, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este fechamento, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.