Quais os requisitos mínimos do imóvel para utilização do FGTS

Conquistar a casa própria é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Mas quando o assunto é juntar cada centavo para realizar este sonho, muitas dúvidas surgem como a famosa questão sobre “Quais os requisitos mínimos do imóvel para utilização do FGTS”.

Atualmente, são diversos os programas, benefícios e facilidades que o governo e a Caixa Econômica Federal utilizam como gatilhos para auxiliar na busca do imóvel próprio.

Uma dessas facilidades é o uso do saldo do FGTS que foi acumulando em sua conta ao longo do tempo.

Mas você sabe quais os requisitos mínimos do imóvel para utilização do FGTS? Não? Portanto, se você faz parte deste grupo de pessoas que ainda não tem esta informação, saiba, então, que você veio até o lugar certo!

Portanto, continue aqui conosco e conheça quais são os requisitos mínimos do imóvel para utilização do FGTS, além de outras informações sobre o tema.

Tipos de imóveis que você pode adquirir com seu FGTS

Possuindo saldo em sua conta, você pode utilizar o valor amenizar o valor a ser financiado ou até mesmo para quitar imóveis do tipo:

  • Terrenos;
  • Imóveis na planta;
  • Imóveis prontos para morar.

Isso inclui tanto opções de casas como também de apartamentos.

Quais os requisitos mínimos do imóvel para utilização do FGTS

Cada tipo de imóvel citado acima possui os seus diferentes requisitos para que a Caixa Econômica Federal possa fazer a liberação do seu valor em conta do FGTS para aquisição do imóvel.

Portanto, veja a seguir quais os requisitos mínimos do imóvel na planta, imóvel pronto e de terrenos para utilização do seu FGTS.

Requisitos mínimos do imóvel na planta

De maneira geral, considera-se que o FGTS não se pode utilizar para a aquisição de imóveis na planta. Uma vez que para que haja o seu financiamento, é preciso que este imóvel possua registro público, situação que não ocorre nos imóveis em construção, seja ele casa ou apartamento.

Comumente, nos imóveis em construção, o financiamento é feito apenas após a entrega das chaves do imóvel, ou seja, quando ele está pronto. Assim, o financiamento pode ser realizado diretamente com a financiadora de opção do próprio cliente. Com isso, ele também consegue utilizar o seu valor guardado no FGTS para amortização do valor a ser financiado e, consequentemente, no valor das parcelas que ele terá que pagar ao banco.

Contudo, hoje já se encontra algumas opções de imóveis que são financiados logo no início de suas obras para “congelar” o valor da venda, sem pagar um absurdo a mais para a construtora na entrega das chaves. Porém, estes imóveis só podem ser financiados pela Caixa Econômica Federal.

Então, se você está em busca de um imóvel na planta, vale optar por uma construtora que já trabalhe com este tipo de opção de financiamento para que você utilize um dinheiro que está guardado que é direito seu.

Requisitos mínimos do imóvel pronto para morar

  • Ser imóvel residencial;
  • Imóvel com valor máximo de R$1,5 milhão;
  • Não ter sido negociado utilizando o FGTS nos últimos 3 anos;
  • Estar inscrito e regularizado no Registro de Imóveis;
  • O imóvel deve estar nas mesmas condições constatadas na matrícula.

Requisitos mínimos do imóvel tipo terreno

Neste caso, para que o banco libere o uso do FGTS para a aquisição de terrenos, é preciso que você também se inscreva no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para a construção de sua casa. Em outras palavras, apenas terrenos com financiamento para construção de imóveis para moradia são aceitos.

Verifique os requisitos mínimos do imóvel e utilize o seu FGTS

Comprar o seu imóvel para realizar o sonho de ter a sua casa própria agora ficou mais fácil com a utilização do FGTS para quitar parte do financiamento, não é mesmo?

Contudo, é preciso que você esteja atento sobre as qualificações do imóvel antes de adquiri-lo. Dessa forma, você consegue utilizar periodicamente o valor acumulado em sua conta.

E aí? Gostou dessas informações que passamos sobre o assunto de compra de imóveis com o FGTS? Então esteja sempre conectado com a gente para saber tudo o que você precisa sobre a categoria de trabalhadores.

Mas agora, se você tem mais alguma dúvida sobre quais são os requisitos mínimos do imóvel para utilização do FGTS de sua conta, não hesite em deixar a sua dúvida aqui nos comentários. Iremos responder assim que possível. Mas, se você sabe outras maneiras de como realizar este assunto, não deixe de mostrar a outros leitores! Até a próxima!

Leia também

Como Parcelar Mei Atrasado

Como Cancelar O Mei Gratuitamente

Porque o MEI não precisa de contador?

Saiba como funciona um registro de marca para MEI

Quanto custa para registrar um funcionário MEI?

Qual o valor da aposentadoria do MEI?

Qual a vantagem de ser MEI?

MEI tem que devolver auxílio emergencial?

Quem tem CNPJ pode abrir MEI?




Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.