Como calcular quanto vou receber de aposentadoria

Para calcular o valor da aposentadoria, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) utiliza uma fórmula que leva em conta o tempo de contribuição, o salário de contribuição e a expectativa de sobrevida do trabalhador. Além disso, o INSS também aplica um fator de correção para atualizar o valor da aposentadoria de acordo com a inflação.

Para calcular o valor da sua aposentadoria, você pode utilizar o simulador de aposentadoria disponível no site do INSS (https://www.inss.gov.br/). Para isso, será necessário informar alguns dados, como o seu tempo de contribuição, o salário de contribuição e a idade que pretende se aposentar.

É importante lembrar que existem diferentes tipos de aposentadoria, como apor aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial e aposentadoria por invalidez, cada uma com regras específicas. Portanto, é importante verificar qual é o tipo de aposentadoria mais adequado para o seu caso e qual é o valor correspondente.

Para calcular quanto você receberá de aposentadoria, é preciso levar em consideração diversos fatores, como sua idade, o tempo de contribuição para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o salário de contribuição e o tipo de aposentadoria.

No caso da aposentadoria por idade, é preciso ter, no mínimo, 65 anos de idade se for homem e 60 anos de idade se for mulher. Além disso, é preciso ter pelo menos 15 anos de contribuição para o RGPS. O valor da aposentadoria será calculado com base no salário de contribuição, que é o valor sobre o qual as contribuições previdenciárias são calculadas.

Na aposentadoria por tempo de contribuição, é preciso ter, no mínimo, 30 anos de contribuição se for homem e 25 anos de contribuição se for mulher. O valor da aposentadoria será calculado com base no salário de contribuição e no tempo de contribuição.

Existem também outros tipos de aposentadoria, como a aposentadoria por invalidez, a aposentadoria especial e a aposentadoria por morte. Cada um desses tipos de aposentadoria tem suas próprias regras e requisitos específicos para o cálculo do valor da aposentadoria.

Para saber exatamente quanto você receberá de aposentadoria, é recomendável entrar em contato com a Previdência Social e fornecer os seus dados para que possam ser realizados os cálculos corretos. Você também pode utilizar o simulador de aposentadoria disponível no site da Previdência Social para ter uma estimativa do valor da sua aposentadoria.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.