Como funciona o saque aniversário do FGTS

O saque aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma opção que permite ao trabalhador sacar parte dos valores depositados em sua conta vinculada do FGTS, a cada aniversário de abertura da conta.

Para ter direito ao saque aniversário, é preciso atender a alguns requisitos, como:

  • Estar em dia com as contribuições para o FGTS, ou seja, não ter atrasos no pagamento das contribuições pelo empregador;
  • Não ter sido demitido sem justa causa;
  • Não ter solicitado saque de outra modalidade do FGTS, como o saque emergencial ou o saque-rescisão;
  • Estar com a conta vinculada do FGTS ativa, ou seja, não ter solicitado o encerramento da conta.

Para realizar o saque aniversário, o trabalhador deve acessar o site da Caixa Econômica Federal, a instituição responsável pelo FGTS, e seguir as instruções para solicitar o saque. É possível realizar o saque aniversário todos os anos, a partir do terceiro ano de abertura da conta vinculada do FGTS. O valor máximo que pode ser sacado é de até 1/3 do saldo total da conta vinculada.

O saque aniversário do FGTS é uma opção interessante para trabalhadores que precisam de um dinheiro extra para aproveitar as festas de fim de ano ou para realizar algum tipo de investimento. No entanto, é importante lembrar que o FGTS é um fundo de garantia para o trabalhador e, por isso, deve ser utilizado somente em situações de emergência ou para o resgate do emprego. Se você tiver dúvidas sobre o saque aniversário do FGTS ou outras opções de saque disponíveis, é recomendado entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para obter mais informações.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.