FGTS Bryan Rezende
Como sacar o FGTS rescisão
Para sacar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) em caso de rescisão de contrato de trabalho, você deve seguir os seguintes passos:
- Verificar se tem direito ao saque do FGTS: o FGTS é um direito dos trabalhadores que recebem remuneração por um contrato de trabalho formal. Se você trabalhou com carteira assinada, provavelmente tem direito ao FGTS.
- Verificar se tem saldo disponível no FGTS: para ter direito ao saque do FGTS, é preciso ter saldo disponível no fundo. O saldo é composto pelas contribuições mensais do empregador e pelos juros acumulados pelo FGTS.
- Solicitar o saque do FGTS: para solicitar o saque do FGTS, você deve ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identificação (RG, CNH, etc.)
- Carteira de trabalho
- Comprovante de residência
- Contrato de trabalho ou rescisão contratual
- Receber o saque do FGTS: após a solicitação do saque do FGTS, a Caixa Econômica Federal irá avaliar a solicitação e, se estiver tudo certo, irá disponibilizar o valor do FGTS para saque. Você pode optar por receber o valor em dinheiro ou transferir para uma conta bancária.
É importante lembrar que o FGTS não é automaticamente disponibilizado em caso de rescisão de contrato de trabalho. É preciso solicitar o saque do FGTS para receber o valor. Além disso, o FGTS só pode ser sacado em casos específicos, como rescisão contratual, aposentadoria ou compra de imóvel. Se você tiver dúvidas sobre o saque do FGTS, recomendo entrar em contato com a Caixa Econômica Federal ou com o seu advogado de confiança.
Leia também
- Onde fica a chave do FGTS
- Quanto tempo de carteira assinada tem direito ao FGTS
- Quantas vezes posso sacar o FGTS
- Quem antecipou o saque aniversário tem direito ao FGTS emergencial
- Quantas parcelas do FGTS posso antecipar
- Quais bancos estão fazendo empréstimo com garantia do FGTS
- Quantas antecipação do FGTS posso fazer