Como faço para saber se tenho direito ao pis

O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício financeiro criado pelo governo federal para ajudar trabalhadores formais e informais a complementar sua renda. Se você é trabalhador formal, tem direito ao PIS desde que tenha contribuído para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por pelo menos cinco anos. Se você é trabalhador informal, tem direito ao PIS desde que tenha contribuído para o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) por pelo menos cinco anos.

Como verificar se você tem direito ao PIS

Para saber se você tem direito ao PIS, é preciso verificar se você está cadastrado no programa. Isso pode ser feito de várias maneiras:

  • Pelo site da Caixa Econômica Federal: acesse o site da Caixa Econômica Federal e clique em “Consulta PIS/PASEP” para verificar se você está cadastrado no programa.
  • Pelo aplicativo da Caixa: baixe o aplicativo da Caixa Econômica Federal em seu celular e utilize a opção “Consulta PIS/PASEP” para verificar se você está cadastrado no programa.
  • Pelo telefone: ligue para o número 0800 726 0207 e siga as instruções para verificar se você está cadastrado no programa.

Como receber o PIS

Se você verificou que tem direito ao PIS, é preciso saber como receber o benefício. Isso pode ser feito de várias maneiras:

  • Pelo saque anual: a cada ano, o trabalhador tem direito a sacar o valor acumulado do PIS em uma conta da Caixa Econômica Federal.
  • Pelo saque emergencial: em caso de necessidade, o trabalhador pode sacar o valor do PIS emergencialmente.
  • Pelo saque automático: o trabalhador pode optar por receber o PIS automaticamente em sua conta bancária todo mês.

É importante lembrar que para sacar ou receber o PIS, é necessário apresentar um documento de identificação com foto e o número do PIS/PASEP. Além disso, é preciso estar com a situação regularizada com o INSS ou o PASEP.

Leia também

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.