PIS Bryan Rezende
Como receber o pis
O PIS (Programa de Integração Social) é um benefício concedido pelo Governo Federal a trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. O objetivo do PIS é ajudar os trabalhadores a terem uma renda extra para cobrir despesas básicas e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.
Para receber o PIS, é preciso cumprir alguns requisitos básicos, como:
- Ser trabalhador formal, ou seja, ter carteira assinada e estar registrado na Previdência Social;
- Ter trabalhado pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano-base;
- Receber até dois salários mínimos mensais.
Como se inscrever no PIS
A inscrição no PIS é feita através do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O CadÚnico é um cadastro único que reúne informações de pessoas e famílias de baixa renda, para que elas possam ser incluídas em programas sociais do Governo.
Para se inscrever no CadÚnico, é preciso comparecer a uma unidade de atendimento da Caixa Econômica Federal ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e levar os seguintes documentos:
- Documento de identificação (RG, CPF, etc.);
- Comprovante de residência;
- Carteira de trabalho.
Como receber o PIS
Uma vez inscrito no PIS, o trabalhador pode receber o benefício de duas formas:
- Depósito em conta: o dinheiro é depositado diretamente na conta corrente do trabalhador, desde que ele tenha uma conta na Caixa Econômica Federal.
- Cartão cidadão: O dinheiro é depositado em um cartão cidadão, que é um cartão magnético parecido com um cartão de crédito. Com ele, o trabalhador pode sacar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal.
É importante lembrar que o valor do PIS varia de acordo com o salário do trabalhador e com o número de contribuições para a Previdência Social. O valor do benefício pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal ou no aplicativo do PIS.
Leia também