MEI Gabriel Prado
Conheça os melhores planos de saúde para MEI
Depois da formalização de um negócio, um MEI tem outro grande compromisso que não pode ser adiado: cuidar da sua saúde. Justamente por causa das dúvidas relacionadas com o funcionamento de um plano de saúde para MEI, trouxemos este artigo.
São tantas as preocupações no dia a dia de um microempreendedor individual que eles podem acabar se esquecendo que precisam fazer exames de rotina e visitar um médico periodicamente para evitar complicações a longo prazo.
O fato é que existe a grande vantagem de contar com custos bem mais baixos ao contratar um plano MEI se compararmos com um plano de saúde comum. Além disso, há a opção de incluir ao menos um beneficiário e deduzir os gastos no Imposto de Renda.
Após a leitura deste artigo você vai entender como funciona um convênio médico empresarial para o MEI e vai conferir uma lista com os melhores planos de saúde MEI.
O que é plano de saúde MEI?
O objetivo do plano de saúde voltado para microempreendedores individuais é disponibilizar acesso aos serviços médicos, hospitalares e laboratoriais oferecidos pela rede privada.
Seu funcionamento é similar aos planos de saúde concedidos por empresas de médio e grande porte, como uma empresa de tubo aço carbono. Com isso, o contratante pode economizar até 40% em relação ao necessário para investir em um plano comum.
As diversas operadoras oferecem o serviço com diferentes condições e valores em todo território nacional. Para realizar a contratação é preciso ter um CNPJ e cumprir alguns requisitos, como falaremos adiante.
Como funciona um plano de saúde MEI?
Como mencionamos, o funcionamento do plano de saúde MEI é muito semelhante a um plano contratado por pessoas físicas.
Isso significa que a partir do pagamento de uma mensalidade, você tem acesso a atendimento médico com profissionais credenciados. O convênio pode cobrir:
- Consultas médicas;
- Realização de exames;
- Internações hospitalares;
- Outras intervenções médicas necessárias.
Comumente, as empresas de telefonia requisitam que o plano destinado a empreendedores individuais seja oferecido para, pelo menos, duas pessoas, sendo elas o proprietário do plano e um beneficiário.
Existe também um período de carência que deve ser cumprido para poder usufruir de alguns serviços.
Todas as regras estarão registradas no contrato assinado entre sua microempresa de inspeção de caldeiras e sua operadora de plano de saúde MEI.
Regras do plano de saúde para MEI
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou em janeiro de 2018 que quem exerce uma atividade empresarial individual (autônoma) pode contratar um plano de saúde empresarial.
Um dos principais benefícios do plano de saúde para Microempreendedor Individual é a possibilidade de ter acesso a serviços médicos na rede privada com qualidade semelhante a um plano individual convencional, porém com custos mais acessíveis.
Para a contratação, o MEI deverá ter um CNPJ ativo há pelo menos 6 meses e ter pelo menos um dependente, que pode ser um familiar ou um funcionário.
Existe uma carência determinada por cada prestadora de serviço em relação à cobertura dos procedimentos, contado a partir da data de contratação do MEI.
Em algumas situações, como a existência de doenças preexistentes, o convênio pode suspender a cobertura de procedimentos de alta complexidade, então é interessante saber seu histórico, e você pode fazer um teste rápido HIV.
As diferentes operadoras possuem regras específicas para a comercialização dos planos de saúde empresariais. Procure uma agência da operadora de sua preferência e faça uma consulta em seu CNPJ para encontrar a melhor opção de plano de saúde MEI para você.
Quando contratar um plano de saúde MEI?
Para que você faça exames regulares de prevenção é importante ter um bom plano de saúde. Afinal, todos precisamos evitar problemas que podem se tornar graves no futuro se foram descobertos tardiamente.
Um exemplo são os exames de papanicolau que precisam ser realizados todos os anos pelas mulheres e o exame de próstata para homens.
Os exames de sangue para avaliar níveis de colesterol, assim como o hemograma, também são necessários. Existem, inclusive, planos que cobrem tratamentos oncológicos.
No começo de suas carreiras, diversos empreendedores costumam passar longas horas focados em seus novos empreendimentos e, por conta disso, podem acabar se descuidando de sua alimentação ou da realização de atividades físicas.
Outra necessidade, para aqueles microempreendedores que passam muito tempo no computador, são as visitas periódicas a um oftalmologista.
Sua microempresa especializada em registrar marca INPI deve saber que quem possui miopia ou outro problema de vista, deve verificar se houve algum aumento do grau ou se existe algum risco para a saúde dos olhos.
Temos também aquelas pessoas que trabalham frequentemente de pé ou muito tempo sentadas. Esse é o caso de quem tem uma loja, cabeleireiros, esteticistas, artesãos, confeiteiros, músicos, profissionais de marketing, entre outros.
A questão é que passar muitas horas na mesma posição pode trazer dores na região lombar ou problemas na coluna, levando a uma redução significativa da qualidade de vida.
E outra questão interessante para o MEI é a possibilidade de deduzir os valores diretamente no Imposto de Renda do CNPJ de sua empresa de transporte.
Quanto custa um plano de saúde MEI?
Diversas empresas da área de saúde oferecem planos com preços interessantes para aqueles que possuem um pequeno negócio. Existem planos para MEI com mensalidades a partir de R$144 para o público de 0 a 18 anos de idade.
Como os preços variam conforme a faixa etária, os planos ficam mais caros à medida que a idade avança.
Informações relevantes para contratar um plano de saúde MEI
Cada plano de saúde oferece diferentes benefícios, e antes de contratar uma operadora, é preciso considerar algumas questões que vão além do preço.
Rede credenciada
Procure saber onde estão os hospitais, clínicas e laboratórios do plano, vendo se são de fácil acesso para você e seus dependentes. É comum que redes credenciadas mais escassas ofereçam preços mais baixos, então fique atento.
Cobertura do plano
Procure saber se o convênio atende no país inteiro ou somente no seu estado. A cobertura nacional costuma ter um valor maior, então avalie suas necessidades com sua microempresa de ERP construção civil.
Coparticipação
Parte do valor da consulta ou exame cobrada do contratante pelo plano é chamado de coparticipação. Cheque o valor pensando em como você usa o plano, para garantir que ele caberá no seu bolso.
Fazendo um plano de saúde MEI
É importante ter cuidado redobrado quando o assunto é saúde, e isso inclui a contratação de um convênio médico.
Para se cadastrar é bem simples: basta entrar em contato com a operadora de sua preferência ou falar com um corretor para saber em detalhes sobre os diferentes tipos de cobertura dos serviços.
Após escolher o melhor para você, é a hora de enviar os documentos, e a aprovação costuma acontecer em no máximo um dia. Então você terá acesso à carteirinha digital até que o documento físico chegue até seu endereço.
Vale ressaltar que não é só por ser MEI que está garantido que poderá contratar um plano de saúde para a categoria.
Existem alguns requisitos, como o tempo de atividade de sua empresa. É necessário que o profissional tenha em mãos documentos que comprovem pelo menos 6 meses de existência da empresa.
Já estar com esses papéis separados ajuda muito na hora de escolher o melhor serviço para o microempreendedor de uma loja de simulador de escada.
Condições para o plano de saúde MEI
As operadoras de serviço têm a função de definir as particularidades de cada serviço oferecido.
As prestadoras de serviço de planos de saúde contam com produtos com características singulares, e a regulamentação da ANS tem o intuito de conseguir as melhores condições para o MEI.
Contratos com até 30 vidas possuem um reajuste de valor único, aplicado a todos os beneficiários. Além disso, a cobrança pode sofrer uma readequação conforme a faixa etária.
É importante saber que empresas que oferecem plano de saúde MEI podem rescindir o contrato com o microempresário se ele não atender alguns critérios.
O primeiro é a não comprovação do exercício regular de sua atividade empresarial perante a Receita Federal.
E o segundo ponto é a ausência de pagamento da mensalidade, caso em que a operadora deve enviar um comunicado informando a falta de pagamento e a data em que o contrato será invalidado.
Leia atentamente todas as informações e esclareça suas dúvidas antes de assinar qualquer proposta.
7 opções de planos de saúde para o MEI
Existem diversas opções de planos de saúde MEI disponíveis no mercado, com suas respectivas especificidades. Dessa forma, você pode escolher qual deles atende melhor às suas necessidades e expectativas. Os mais indicados são:
- Plano de saúde MEI Notredame Intermédica;
- Plano de saúde MEI Amil;
- Plano de saúde MEI SulAmérica;
- Plano de saúde MEI Unimed;
- Plano de saúde MEI Bradesco;
- Plano de saúde MEI Golden Cross;
- Plano de saúde MEI Sami.
Você pode colher mais informações sobre cada um deles, mas todas as opções podem ser satisfatórias para um microempreendedor.
Considerações finais
Após conferir todas essas informações sobre o plano de saúde MEI, pode comparar as opções existentes e escolher a que melhor atende suas necessidades, afinal nunca se sabe quando você vai precisar de um procedimento médico, como trepanação craniana.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.