Como tirar carteira de trabalho: Veja como funciona

Parabéns, você conseguiu o emprego e precisa fazer a sua carteira digital de trabalho! Entretanto, se você nunca trabalhou antes, pode ser um choque saber o que você deve fazer e como deve agir. Todos sabem que as primeiras impressões contam, e quando você começa a trabalhar, você tem uma excelente – mas também vital – janela de oportunidade. É uma chance de começar com o pé direito e construir a partir daí.

A maioria de seus colegas de trabalho também se lembrará muito bem dos primeiros dias. Dada essa boa vontade já pronta, o truque é não tomá-la como certa ou abusar dela. Continue com a atitude errada e você criará um ressentimento quase inabalável. Trabalhe com empenho e seja vitorioso!

Aqui estão algumas dicas para acertar! Venha conosco.

Evolua as suas habilidades

  • Gestão da informação e pensamento lógico: você já ouviu isso muitas vezes, mas acima de tudo, muitas vezes já leu nas habilidades necessárias, habilidades de gestão e organização para gerar soluções eficazes. Isso representa uma das habilidades mais procuradas e importantes que os empregadores procuram. Quem não gostaria de ter em sua equipe pessoas que sempre encontrassem a melhor solução em um curto espaço de tempo?!
  • Habilidades tecnológicas: mesmo essa habilidade agora é necessária na maioria, senão em todos, os empregos. Na verdade, muitas empresas estão procurando pessoas que desenvolveram habilidades em informática ao longo da vida e que saibam como usar diferentes tipos de máquinas e equipamentos de escritório, como computadores, impressoras, copiadoras ou scanners. Claro, um diploma em tecnologia não é obrigatório, mas conhecimentos básicos de informática são bem-vindos.
  • Boa comunicação, domínio do idioma: esta competência, como todas as anteriores, é fundamental. Os empregadores valorizam especialmente as pessoas que são capazes de se expressar com eficácia. Uma pessoa que usa uma linguagem culta, formal e respeitosa de forma natural, certamente será favorecida e terá uma vantagem na conquista de determinado emprego, se comparada a uma pessoa com dificuldades expressionistas. Tudo o que você precisa fazer é ler, ler em voz alta e aprender um novo vocabulário todos os dias.
  • Boas habilidades interpessoais: por último, mas não menos importante, você precisa estar ciente do fato de que em um ambiente de trabalho existem pessoas com origens diferentes. Sua capacidade deve ser a de ter sucesso e saber como conduzir a cada um, procurando não inferir com seus pensamentos, suas ideologias e seus passados.

Prepare-se para a entrevista de emprego

O erro mais comum que é cometido é não se preparar para as possíveis perguntas que o empregador pode fazer. Por esta razão, sugiro que você responda várias perguntas possíveis com antecedência.

As perguntas podem diferir de trabalho para trabalho – pode ser solicitado que você descreva quaisquer problemas que encontrou no passado e como os tratou. Também pode ser oferecida a você uma determinada situação e solicitada à solução que representa a melhor para você.

O empregador pode fazer perguntas com o objetivo de coletar informações negativas, como levá-lo a falar sobre suas fraquezas ou erros que cometeu.

Todas essas perguntas e situações que os empregadores criam têm como objetivo reunir informações sobre você, sobre como você agiria diante de obstáculos, caso assumisse o cargo para o qual se candidatou.

Suas respostas terão que ser fundamentadas, honestas e detalhadas tentando conectá-las a experiências passadas também, se você tiver a possibilidade. Vou te dar um pequeno exemplo para que você entenda melhor: “Eu me colocaria em contato direto com o cliente. Digo isso com base em uma experiência anterior. Eu me encontrei em uma situação semelhante. O cliente com quem tratei ficou satisfeito e feliz por receber a chamada.”.

Meu conselho é dar respostas que representem honestamente quem é sua pessoa, também tentando se conectar com experiências anteriores, não necessariamente em ambientes de trabalho.

Aqui estão algumas das perguntas que seu empregador pode fazer a você:

  • Conte-me sobre uma época em que ele foi forçado a trabalhar com alguém de quem não gostava.
  • Conte-me sobre uma ocasião em que você teve que se ater a uma decisão com a qual seus colegas discordaram.
  • Você já fez algo inovador que teve um impacto substancial no local de trabalho? Dê-me um exemplo.
  • Que comportamento você teria com um funcionário que está permanentemente atrasado?

Aprenda sobre a empresa

Isso também representa uma etapa fundamental que você absolutamente não deve pular. Não bastará você fazer uma busca curta e rápida na internet, memorizar a missão da empresa e terminá-la aí.

Você deve ter em mente que está competindo com várias pessoas por um emprego, que por sinal está em falta no momento.

Se você não consegue mudar seus dons ou habilidades naturais, tente se concentrar em sua ética de trabalho. Tente se esforçar mais do que qualquer outra pessoa pesquisando a empresa na qual gostaria de ser contratado, e você tem que fazer isso pensando como se sua vida dependesse disso.

Por exemplo, se for uma rede de lojas de varejo, vá pessoalmente para visitar algumas lojas, observe os clientes e talvez até inicie algumas conversas. Tente conversar com os funcionários presentes: você precisa ser capaz de entender o que eles pensam sobre o trabalho que ocupam, há quanto tempo estão lá.

Portanto, tente coletar informações úteis para entender o que você pode fazer para aumentar as chances de ser escolhido.

Meu conselho é familiarizar-se com a empresa ou empresa. Quem o fundou e quando? Qual é a sua missão? Quem o administra? Você tem que ser o mais criativo e original possível.

Como tirar carteira de trabalho

Antes de qualquer coisa, saiba que é supersimples fazer a sua carteira de trabalho. Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Foto 3×4 recente com fundo branco
  • Comprovante de residência com CEP (conta de água, luz, telefone, gás, etc);
  • Documento de identificação original (pode ser RG, certidão de nascimento ou casamento, ou certificado de reservista).

Faça o agendamento online pelo site do Poupatempo e pronto! Sua carteira de trabalho ficará pronta. Simples né?

Baixe o aplicativo da carteira de trabalho digital e tenha a sua sempre em mãos!

LEIA OUTROS ARTIGOS DE EMPREGO NO NOSSO SITE

Até logo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.